segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Macroambiente e Microambiente. O quê ?


O ambiente de marketing é constituído por forças externas (macroambiente) e internas (microambiente) que afetam acapacidade das empresas de administrar, desenvolver e manterrelacionamentos com seus consumidores e fornecedores.

De acordo com o ambiente, podem surgir oportunidades e ameaças a serem administradas pelas organizações, que podem representar o sucesso ou o fracasso, dependendo unicamente do aproveitamento das informações e da disposição em aceitá-las. As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Dessa forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com frequência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.Infelizmente, muitas empresas não pensam nas mudanças como oportunidades e ignoram ou resistem às mudanças até ser tarde demais. Suas estratégias, estruturas e sistemas tornam-se desatualizados. Grandes empresas como a GM e a IBM enfrentaram crises porque ignoraram por muito tempo as mudanças impostas pelo ambiente.

Os responsáveis pela identificação das principais mudanças impostas pelo mercado são os profissionais de marketing, que devem pesquisar tendências, oportunidades e possíveis ameaças à política de marketing da empresa.

Ambiente externo: As organizações operam em um macroambiente em que todas as forças são ativas e de ordem superior às suas vontades e desejos, portanto, não podem ser controladas, apenas observadas e, de acordo com a política da empresa, ajustadas às suas necessidades, pois podem configurar oportunidades ou ameaças.Alguns exemplos de forças externas que atuam sobredeterminados ambientes: social, demográficas, naturais, culturais, político-legais, econômicas e tecnológicas.

Ambiente interno: a administração de marketing de uma empresa deve atrair clientes e procurar relacionar-se com eles através do oferecimento de valor e de satisfação. Para que isso seja possível, é necessário que a empresa mobilize uma série de agentes atuantes no seu microambiente, como a própria empresa, os seus fornecedores, os seus intermediários, os seus clientes, os seus concorrentes e o seu público.

Ricardo
venturaemarketing.blogspot.com


Divisão e parceria:
Ventura & ART Soluções criativas
Criação de websites, logomarcas e artes digitais


1 comentários:

fabiane da silva disse...

muito bom, sucinta a explicacao de facil copreencao.

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