segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

...mais atenção para O MERCADO



O mercado é como nuvens no céu: a cada momento que você olha, estão diferentes
.
-
Fazer com que o relacionamento com clientes traga oportunidades é um ponto interessante a ser integrado no planejamento da empresa, mas nem sempre o relacionamento é visto como algo positivo, pois muitas empresas acham que a exigência do consumidor é muito elevada ou que o cliente reclama demais quando a qualidade dos produtos e serviços se reduz.

Com as mudanças ocorridas em inúmeras áreas das organizações, no mercado e principalmente no comportamento do consumidor, pode-se observar que poucas empresas optaram por aprender durante a transição, dedicaram estudos e buscaram melhorar e acompanhar esta evolução natural, da mesma forma com que a exigência do consumidor aumenta ao longo do tempo em que ele se relaciona com as empresas.

Mas muitas organizações preferiram deixar o relacionamento de lado, talvez por não perceberem que o cenário estava mudando, que o conhecimento deveria ser atualizado e que apenas oferecer produtos ou serviços não era mais o suficiente. Desta forma é possível entender o quanto é necessário, para uma empresa, a dedicação, bem como um planejamento bem elaborado e que permita encontrar soluções interessantes para seus clientes, sem esquecer que a qualidade sempre deverá aumentar.

Então surgem novos concorrentes de muitos países, e a globalização acaba por levar a culpa por aquilo que muitas empresas deixaram de fazer, assim como o mercado sempre é o alvo da culpa quando uma empresa desaparece por não se atualizar ou sequer olhar para fora da sua porta e enxergar que o mercado mudou rapidamente.

Talvez seja necessário passar por momentos de suposta crise para que as empresas enxerguem as oportunidades ou deixem o mercado para quem realmente dedica estudos e traz aos clientes os melhores produtos e serviços.

A melhor solução para todas as empresas é estar atentas às mudanças no mercado, conhecer melhor o seus clientes e entender que os produtos devem evoluir sempre, pois a exigência sempre crescerá, e então é necessário que a organização saiba exatamente o que oferecer hoje para que no futuro tenha algo a mais a dar.

0 comentários:

Postar um comentário