quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A importância de traçar um plano de marketing para a sua empresa



O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que quer atuar. Em linhas gerais, serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto-de-venda, que formam o composto de marketing (os 4 Ps).
Ele faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra - quando bem executado - a relação entre o produto e o mercado. Tem a finalidade de ordenar as estratégias das empresas interessadas em obter eficiência, eficácia e efetividade nas atividades orientadas para o marketing.
Os consultores costumam dizer que o plano agrega sub-planos, que tratam de atividades importantes do marketing, conforme a seqüência:

Plano de vendas + Plano de propaganda + Plano de novos produtos + Plano de merchandising = Plano de marketing

Um bom plano não valida uma idéia de marketing, mas uma boa idéia de marketing é validada por um bom plano. Em geral, o ponto de partida do plano de marketing é a coleta de informações.
Para elaborar um plano que atinja plenamente seus objetivos, o empreendedor deve cuidar para absorver informações de qualidade e de utilidade para seu negócio. É preciso definir metas e ações por escrito e então compartilhá-los com o restante da equipe gerencial.
Todo o processo é chamado de planejamento, e o plano de marketing por escrito é o produto final desse processo. Os itens que um plano de marketing deve conter e satisfazer são, em ordem:

1 - Objetivos (Gerais e específicos);
2 - Finalidades e abrangências;
3 - Pesquisa de mercado;
4 - Diagnóstico da situação interna (Histórico e estrutura);
5 - Estratégias atuais e indicadores de desempenho (Composto de marketing, Produto, Preço, Distribuição, Composto promocional, Propaganda, Promoção de vendas, Força de vendas, Relações públicas, Pontos fortes e fracos (SWOT);
6 - Diagnóstico da situação externa (Estudo do macroambiente, Fatores econômicos, Fatores tecnológicos, Fatores político-legais, Fatores culturais, Considerações sobre o mercado, Ameaças e oportunidades (SWOT);
7 - Definições estratégicas (Definição da missão, visão e valores, Definição dos objetivos, Estabelecimento das metas, Definição de estratégias, Definição de plano de ação, Definição de plano de resultados, Métodos de avaliação e controle.
A

extraído de sebrae.com.br

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