quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A flexibilidade da venda pessoal



A venda pessoal envolve a comunicação direta entre vendedores e consumidores potenciais. A venda “cara a cara” promove o feedback imediato, que pode ajudar os vendedores a adaptar suas ações naquele momento para conseguir concretizar sua venda.
Por possibilitar essa resposta do consumidor imediatamente após a abordagem do vendedor, essa forma de promoção é uma das mais efi cientes no composto de marketing da empresa.
Comparada com a propaganda e a publicidade, a venda direta pode converter, inclusive, uma venda quase perdida, através da percepção do vendedor com comentários ou expressões
do consumidor que não aprovou determinado produto, por exemplo.
A troca de informações e opiniões entre o consumidor e o vendedor é uma excelente oportunidade de analisar reações quanto a produtos, serviços, meios de comunicação, imagem, entre outros. A sondagem de preferências e hábitos dos consumidores atuais e potenciais também pode ser realizada nesse momento.
Mas apesar de todas as vantagens apresentadas, a venda pessoal é a forma de comunicação mais cara, porque envolve o constante treinamento da equipe de vendas, além de controle com gastos envolvendo custos para atender bem o cliente que
chega ao ponto de venda. E quanto à formação de uma imagem no mercado, o esforço é bem maior por um motivo muito simples: como a promoção da empresa é feita por pessoas, nem em todos os momentos elas estarão “disponíveis” para interagir da melhor forma com os clientes.
Portanto, é recomendado o uso em paralelo da propaganda ou publicidade com a venda pessoal, para otimizar os resultados obtidos.
a

0 comentários:

Postar um comentário