sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cores no marketing, uma estratégia viva !



Já é comprovado pela ciência, ao longo dos anos, que o cérebro humano trabalha através de associação. As pessoas associam formas, sensações, lembranças, acontecimentos, cheiros e cores umas às outras. Cada forma lembra, inconscientemente, de alguma coisa. Pode ser alguma sensação ou um ambiente, ou algo que aconteceu a você. O mesmo acontece com todos os outros sentidos e se misturam com as experiências que você passou durante a vida toda. As cores desempenham um papel fundamental neste processo. Muito mais do que estar associadas a lembranças, as cores estão diretamente ligadas a sensações e ações humanas. Automaticamente nos tornamos impulsivos quando confrontados com a cor vermelha, calmos com o verde claro, alegres com o azul e assim por diante. Em algumas pessoas cada cor pode ter uma intensidade diferente ou um significado diferente, mas o impacto emocional que exercem sobre nós segue certo padrão que não varia muito de pessoa para pessoa. Baseado nisso, são feitos estudos de cromoterapia, utilizando cores em processos médicos, melhorando stress e ajudando a recuperar pacientes de grandes traumas, cirurgias e até mesmo auxiliando na cura de doenças. No mundo do marketing as cores também são estudadas, tornando mais fácil chamar a atenção das pessoas através de uma cor que transmita a mensagem que queremos passar. Você pode entender melhor as cores e vamos mostrar como isso vai ajudar-lhe a tomar decisões quando encomendar o seu site, ou comprar uma camiseta nova. Mas principalmente vai lhe ajudar quando você se confrontar com essas cores e raciocinar sobre a mensagem que deveriam passar para você e qual decisão tomar levando isso em consideração .

Quais são as cores que realizam vendas?

Vermelho: Imagem física. Para esportes, academias, escolas de dança, organizações políticas ou negócios de bens imóveis.

Pink: Imagem feminina. Para modas, cosméticos, igrejas e produtos e serviços de buffet infantil.

Marron: Imagem de gratificação. Para indústria de diversão, vídeo, carros, móveis, jogos e bebidas.

Laranja: Imagem de energia. Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos.

Pêssego: Imagem de caridade. Para serviços e produtos para crianças, produtos escolares, organizações de caridade.

Amarelo: Comunicação. Todos os produtos e serviços de comunicação e industrias de entretenimento, especialmente para vendas.

Verde: Saúde, plantas e vegetais. Para loja de comidas naturais, produtos florais e higiene pessoal.

Azul claro: Criatividade. Para indústrias de arte e design, serviços e produtos de informática.

Azul escuro: Execução. Para negócios, educação, serviços financeiros, negócios de alto investimentos que necessitem mostrar confiabilidade - por exemplo: vendas de carros.

Preto: Imagem de autoridade. Para serviços de produtos de segurança e proteção, ou simboliza luxuria com a combinação com dourado e prata.

Branco: Individualidade e imagem de limpeza. Melhor para produtos do que para serviços.

Dourado:
Imagem de riqueza e segurança. Para corretores, banqueiros, comerciantes e serviços de alta qualidade e serviços de desenvolvimento pessoal.


Ricardo
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

artigo extraído de rdesigninformatica

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