sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Marketing, termos e definição

Podemos definir Marketing como:

"Processo que visa o planejamento e a implementação de estratégias de promoção, venda e distribuição de produtos (bens ou serviços) em mercado(s) em que os indivíduos sejam atendidos em suas necessidades, conhecidas por eles ou não, através da criação e troca de valores tangíveis ou intangíveis, de forma que os envolvidos na relação fi quem satisfeitos".


Para tornar claro esse conceito, é necessária uma breve definição de alguns termos estudados pelo marketing. São eles:

1. Necessidade: é o conceito mais básico e inerente ao marketing, a partir do que percebemos um estado de privação ou limitação desencadeando a busca pela satisfação. Ex.: sede, fome, frio.
2. Desejos: são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais, descritas em termos de objetos que satisfaçam necessidades. Ex.: sede por cerveja ou refrigerante, ou então fome com desejo de matá-la com hambúrguer e não com uma maçã.
3. Demandas: as pessoas têm desejos infi nitos, mas recursos limitados. Portanto, elas desejam escolher produtos que lhes proporcionem o máximo de satisfação possível em troca do seu poder de compra. Quando os desejos são viabilizados pelo poder de compra dos indivíduos, eles se tornam demanda.
4. Produtos: necessidades, desejos e demandas sugerem a existência de produtos disponíveis para a satisfação. Um produto ou serviço é qualquer bem tangível ou intangível que possa ser oferecido para o mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.
5. Troca: o marketing ocorre quando as pessoas decidem pela troca, ou seja, satisfazer suas necessidades e desejos através do processo de troca. É o conceito central do marketing.
6. Transação: se troca é o conceito central do marketing, transação é uma unidade de medida do marketing. É composta de uma troca de valores entre duas partes.
7. Mercado: o conceito de transações leva ao conceito de mercado como sendo o grupo de compradores reais e potenciais de um produto ou serviço. Para entender a natureza do mercado, imagine um grupo econômico primitivo composto por um pescador, um oleiro, um fazendeiro e um caçador. Veja como eles se comportam em um conceito de autossufi ciência, troca descentralizada entre si, e troca centralizada pelo mercado.

Esses termos serão detalhados nos próximos artigos (alguns já foram postados) pois devem estar na boca, sempre presentes, tanto dos profissionais quando no ambiente de Marketing. Aliás, o termo "Ambiente de Marketing" também será abordado.


Ricardo
Ventura & MKT
Ações, conceitos e relacionamentos
artigo venturaemarketing.blogspot.com

Uma divisão Ventura & ART Soluções criativas
http://www.venturaeart.com.br/


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