quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que faz os clientes retornarem a uma Empresa?

A

É, sem dúvida, a qualidade dos produtos que ela comercializa, as facilidades que a loja oferece, tanto em formas de pagamento quanto em serviços e, principalmente, o tratamento dado aos clientes por parte dos funcionários.
Mas o que significa qualidade?
Qualidade significa satisfazer o consumidor atendendo todas as suas necessidades. Encantar o cliente, ir além das expectativas. O encantamento é alcançar um alto grau de satisfação do cliente a chegar ao ponto de transformá-lo no maior meio disseminador de sua marca no mercado.
E porque alguns funcionários veem o cliente como um adversário que deve ser paparicado?
Porque não foram preparados para lidar com os clientes de uma forma adequada. Não enxergam a importância de se ter um cliente satisfeito com produtos e serviços da empresa. Os líderes são um dos maiores responsáveis por essa falta de informação e foco.
A omissão dos líderes das empresas que não se posicionam para resolver as questões de atendimento.
Os lideres ficam tão ocupados com estratégias mirabolantes, nas compras e fusões e aquisições e relegam a segundo plano os problemas que causam aos seus clientes. Sempre dizem que “são problemas operacionais”, como se eles não fossem responsáveis por nomear quem cuida de tais problemas. Reflexo da cultura do “não sabia de nada”, ou da atitude do “estou muito ocupado tratando de assuntos estratégicos, para me preocupar com problemas dos clientes”.
Cria-se um círculo vicioso, onde estão todos cegos, surdos e mudos, enquanto a empresa perde clientes, mercado e dinheiro.
Pesquisas indicam que mais de 60% da causa da perda de clientes residem no baixo nível do atendimento. A qualidade do atendimento é o câncer que corrói a saúde das empresas. E como evitar esse câncer?

A empresa pode evitar a perda de clientes com atitudes básicas:
• Só prometa o que puder cumprir e cumpra o que prometer;
• Fale a verdade em qualquer circunstância;
• Respeite e cumpra prazos e horários;
• Seja ágil. Faça o seu cliente ganhar tempo com você;
• Ouça com sentimento de escutar;
• Fale olhando nos olhos do cliente;
• Tenha calma e paciência. A ansiedade atrapalha o atendimento;
• Dê retorno das solicitações. Acompanhe os pedidos dos clientes;
• Cuidado com a arrogância. Tenha um sentimento de servir;
• Sorria !

A empresa ou colaborador que não estiver preparado para surpreender a cada dia, a cada hora, a cada minuto, a cada segundo, a cada negociação, a cada atendimento (mesmo ele sendo o melhor dos melhores ou o maior dos maiores) está fadado ao fracasso. O cliente do futuro irá procurar aquele que associe qualidade e conhecimento com o melhor atendimento, e aquele que não for capaz de conciliar seu conhecimento e a sua qualidade, com um excelente atendimento também estará fadado ao fracasso, ou seja, morrerá, juntar-se-á aos medíocres.
Quem assistiu ao filme “Uma Linda Mulher” sabe a diferença do que é mal e bom atendimento, lembarm-se? Surpreenda quem está comprando, não quem está pagando e muito menos julgue o cliente pela aparência (ele pode comprar a empresa que você trabalha só para ensinar-lhe a atender bem, a surpreender o cliente ou quem sabe se você não estiver disposto à aprender e apreender, lhe demitir).


artigo extraído de r2bnetwork.com.br

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