O conhecimento sobre a personalidade de seus consumidores tem sido hoje um dos maiores desejos das empresas que pretendem virar competitivas e fidelizadas. Essas empresas buscam encontrar a relação com as diferenças de consumo de acordo com a personalidade de seus clientes. Elas acreditam que, encontrando essa relação, encontrarão o segredo para sempre oferecerem aquilo que o consumidor espera.
Ao conhecer a personalidade de seus consumidores, o mercado poderá utilizar-se de uma abordagem de mercado segmentado. É bem verdade que conhecer as minúcias do funcionamento mental/psíquico de cada consumidor é uma tarefa específi ca dos psicólogos, porém, nada impede de conhecer os mecanismos da formação e constituição da personalidade de um sujeito para, com isso, aperfeiçoar ferramentas de consumo e convencimento. Trata-se de características muito singulares de cada pessoa. Pode-se defi nir também personalidade por um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo; outra definição seria: a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente. Mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais.
A partir do momento em que o mercado conhece um pouco mais sobre a personalidade de seus consumidores, vários e diferenciados tipos de estratégias de marketing poderão ser desenvolvidos e aplicados aos diferentes tipos de consumidores. É como se houvesse uma personalização de estratégia, ajustada para características específicas.
Pessoas com algumas identifi cações em comum são agrupadas e a elas se lançam abordagens com as quais se identifi caram. Esse tipo de abordagem fará com que os grupos sintam-se mais satisfeitos e identifi quem-se com a abordagem que lhes está sendo dirigida.
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