quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Planejamento ! básico e prático



Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:

- Permite controle apropriado;
- Produtos e serviços entregues conforme o solicitado;
- Melhor coordenação das interfaces do projeto;
- Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos;
- Propicia um grau mais elevado de acertividade nas decisões.

“Praparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker). Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

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Marketing político, por Mario Persona



Não trabalho com marketing político. Não que não entenda do comportamento dos políticos. Entendo o suficiente para não ser um bom entendedor. Por isso assisto de longe.
Mas não é só do marketing político que passo ao largo. Não atendo também fabricantes de cigarros, armas e munições, além de organizações religiosas. São segmentos que criam ressalvas em mim. Se treinasse vendedores de cigarros eu correria o risco de inconscientemente treinar o pessoal para vender menos, não mais, tamanha a minha falta de motivação.
Motivação é o que também falta quando o assunto é religião. Diante da confusa profusão de seitas, evito atender organizações religiosas por nunca saber ao certo se estou promovendo uma causa justa ou assessorando um mercador de almas.
Voltando ao marketing político, para um jornalista que me procurou, expliquei que existe um elemento na imagem que costuma passar despercebido: a simbiose do candidato com o público. Uma eleição é um contrato entre o que vota e o que é votado, no qual ambos buscam atender seus próprios interesses.
Em que pese o discurso de boa vontade e desprendimento de alguns, eu sou mais Adam Smith:
"Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seus próprios interesses".
A imagem de um candidato, portanto, não deve ser analisada em termos absolutos, mas relativos. O candidato com a pior imagem pode ganhar a eleição por ela encontrar eco na maior parcela da população votante.
Esta foi a rápida análise da imagem de alguns candidatos a prefeito de São Paulo que fiz para um grande jornal. Por ser apolítico e eleitor no interior considero-me isento o suficiente para analisar os candidatos apenas do ponto de vista da imagem. A ordem é alfabética:
Alckmin (Razão) - Tem a imagem ideal para quem não vota por paixão, mas com a lógica e a razão. Pessoas metódicas, racionais e organizadas gostam de uma imagem assim e apreciam sua oratória soletrada.

Kassab (Situação) - Por ser situação e vitrine para as pedradas da oposição, fica em desvantagem. A dor presente é sempre mais vívida do que a passada, a qual nosso cérebro recusa resgatar. Portanto suas falhas estarão mais associadas à sua imagem do que as dos outros candidatos. Graças a uma conjuntura mundial de momentânea prosperidade o candidato pode ser visto por alguns como time que está ganhando.
Maluf (Tradição) - Exposição, sotaque e feições são a matéria prima de todo caricaturista, daí a imagem caricata que acabou associada ao político. Mesmo assim sua imagem encontra eco nos mais saudosistas, que acreditam que no passado a vida era melhor, havia mais segurança e a cidade tinha um dono.
Marta (Paixão) - A imagem do tailleur vermelho encontra eco no público que vota com o coração e a emoção. Por ser mulher, sexóloga e mãe de roqueiro, agrada quem aprecia o sincretismo e a diversidade.
Em termos de imagem, não há melhor ou pior, ficando tudo por conta da percepção. A imagem que revelar maior simbiose com o maior número de eleitores é a que leva a faixa, independente de ser a melhor ou pior em termos absolutos. O que conta é a percepção e o eco que gera na mente votante.
Sempre é bom lembrar que numa votação há 2 mil anos a imagem do ladrão e homicida foi a que melhor representou o herói no conceito popular da época. E Barrabás acabou levando a melhor.
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artigo de mariopersona.com, por Mario Persona

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Os 8 principais valores do marketing de rede

O Marketing de Rede possuiu 8 valores importantes, veremos nesse artigo quais são eles.

1 – É o Valor da Oportunidade Igual é Verdadeira por causa da política de portas abertas. Quando você procura uma oportunidade de Marketing de rede ninguém vai perguntar se você tem faculdade, quais eram suas notas, ou algo parecido. Tudo o que precisa e ter disposição para o trabalho vontade de aprender e ensinar e querer se ajudar.

2 – O segundo valor é a Escola de Negócios. Vivemos num mundo onde podemos ter pessoas bem distintas. Aquelas que são empregados e os que são empreendedor. O Mundo do empregado geralmente e confuso e sem muitas opções. Ou seja, ter um emprego fixo, ganhar e pagar as contas. Aparentemente tem muitas opções, mas e com se fosse uma corrida dos ratos. Quanto mais se gira a roda, estamos no mesmo lugar. Diferente do mundo do empreendedor, onde o mesmo sempre enxerga novas possibilidades, mesmo onde ninguém acha que dará qualquer coisa. O empreendedor transforma as coisas e o empregado apenas usa as coisas transformadas. Somos treinados desde a escola a sermos empregados e não a ser empreendedores.

3 – Alavancagem em Rede. Uma rede tem muito mais poder que uma pessoa só. Veja as televisões, o rádio, e telefone só para citar alguns exemplos de redes atuais. Se vocÊ tiver o melhor produto do mundo e não mostrar pra ninguém mais, você não terá um rede. Mas quando duas ou mais pessoas começam a usar o mesmo produto e então começa uma rede, a chance de dar certo e bem maior. Temos hoje a maior rede que se podemos falar: a Internet. Ela cria novos rumos e faz pessoas anônimas virarem especialistas em algo e conseguem alcançar de um lado a outro do planeta. Quanto maior for sua rede melhor. As pessoas mais ricas do mundo constroem redes e as outras são ensinadas a procurarem trabalho.

4 – Trabalho em Equipe. Os negócios é um negocio de equipe. As pessoas ricas não fazem tudo sozinhas. Elas têm assessores e outras pessoas que ajudam a fazer suas riquezas aumentarem cada vez mais. Quanto melhor sua equipe, maior sua renda e riqueza. No Marketing de Rede a equipe e de pessoas para pessoas. Começa com amigos novos e antigos e depois vão se achegando outras pessoas que geralmente procuram a mesma direção e juntos traçam metas que beneficiam a todos. No marketing de rede todos querem o sucesso do próximo pois assim toda equipe ganha. O que é ótimo.

5 – Comunicação: a habilidade mais importante de um negócio. Todas as pessoas de sucesso são boas comunicadoras. O marketing de rede oferece isso a todos. No marketing de rede acabamos por encarar nossos medos, aprendemos a lidar com eles e superá-los. Assim, sobressai em nós o verdadeiro vencedor. Devemos assim jogar fora o medo, principalmente o medo da rejeição. Todos quando nascemos somos ótimos comunicadores, veja como exemplo uma criança. Alguém consegue não prestar atenção a uma criança.

6 – Criação de Sinergia Através da Liderança. Quando existe um líder ela consegue levar pessoas para patamares que nunca estiveram. O líder consegue extrair das pessoas o que elas tem de melhor e faz partes separadas funcionarem melhor juntas, o que é bom. No Marketing de Rede o líder foca na construção de sua rede e consegue passar para seu grupo justamente o que eles precisam e assim a equipe toda sai ganhando inclusive o líder.

7 – Não Trabalhar por Dinheiro. Porque todos podemos ter muito dinheiro e pouco dinheiro. Para quem tem muito dinheiro surge muitos problemas principalmente de como investir o dinheiro. Quantas pessoas tinham muito dinheiro e não souberam investir e hoje estão na miséria? Quem tem pouco dinheiro tende a correr mais ainda atrás do dinheiro, porém falta as vezes o necessário para investir e sem investimento não se consegue fazer o negócio prosperar. Por isso, o dinheiro vai ser uma conseqüência quando se faz um trabalho ótimo e com foco, dedicação e harmonia consigo mesmo.

8 – Viver os Seus Sonhos. O sistema de Marketing de Rede incentiva a busca dos seus sonhos, seja qual for. Pode ser uma casa grande, um carro novo, viagens e status. O incentivo faz você ir ao encontro dos seus sonhos e assim mudar toda sua vida. NO marketing de rede você muda sua forma de pensar, sua forma emocional e sua forma financeira. Isso num processo continuo. Assim quanto mais controle tiver mais feliz serás. Mudando o não posso para Como posso. Pois somos levamos a mudar mesmo as coisas e procuramos fazer isso. O que é ótimo.

Esse resumo e o que podemos ter no marketing de rede. Seja qual for seu sonho e objetivo, comece agora mesmo a fazer algo. Como diz um amigo nosso “muito conhecimento sem ação não é nada”. Comece a agir e a transformar sua vida agora mesmo. Uma grande caminhada começa com a decisão do primeiro passo.
Defina agora mesmo seus planos, estabeleça suas metas, sonhe alto e desenvolva e contribua com os outros. Assim terás muito SUCESSO.

Por Gerson Dias, de webartigos.com

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O líder de sucesso



O líder é aquele que toma as decisões. Certo? Não. Errado! O líder é o responsável em buscar o melhor caminho para que os membros da equipe percorram para alcançar o objetivo pretendido. É o grupo que toma as decisões, se fosse o líder que decidisse o que fazer, para quê serviria o grupo? A liderança é a gerência e o controle dos atos que o grupo opta em seguir. Portanto um bom líder age com eficiência, transformando as idéias do grupo em ações que viabilizam a resolução dos projetos e tarefas impostas pela organização. O verdadeiro líder forma líderes. Algumas das principais habilidades de um líder são:
- Segurança: Trazer a sensação de segurança a uma equipe para que possam expressar livremente suas idéias coerentes, e chegarem a uma decisão unânime.
- Flexibilidade: Todos possuem uma vida cheia de problemas e decisões. Ninguém vive unicamente a alguma coisa, portanto um líder deve ser flexível ao seu grupo ouvindo fatos e anseios com relação a algum membro se este estiver com problemas. Essa habilidade também é conhecida como empatia.
- Responsabilidade: Ser responsável é essencial a um líder, se este quiser levar o grupo ao sucesso, assumir essa habilidade com plena convicção faz com que a equipe tenha confiança, e é assim que surgem as idéias.
Essas são as habilidades de um verdadeiro líder. É claro que existem muitas outras que complementam as características de quem está à procura de liderar um grupo de pessoas, mas é uma longa jornada de estudos, pois se lembre de que você estará liderando pessoas e as pessoas são complexas em todos os aspectos. Mas isso não o impede de buscar seu desenvolvimento pessoal e sua forma de liderar. De fato são constantes estudos que nos fazem tornar vencedores. Todos somos líderes de nossas vidas. Por fim busque sua auto-realização, o primeiro passo deve partir de nós mesmos.
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artigo extraído de webartigos
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