sábado, 12 de setembro de 2009

As 10 mais valiosas, em bilhões de dólares


Versão 2009 do ranking da consultoria BrandZ, que enumera quais são as 100 marcas mais valiosas do mundo.
Ricardo
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

artigo extraído de lista10.org

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sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cores no marketing, uma estratégia viva !



Já é comprovado pela ciência, ao longo dos anos, que o cérebro humano trabalha através de associação. As pessoas associam formas, sensações, lembranças, acontecimentos, cheiros e cores umas às outras. Cada forma lembra, inconscientemente, de alguma coisa. Pode ser alguma sensação ou um ambiente, ou algo que aconteceu a você. O mesmo acontece com todos os outros sentidos e se misturam com as experiências que você passou durante a vida toda. As cores desempenham um papel fundamental neste processo. Muito mais do que estar associadas a lembranças, as cores estão diretamente ligadas a sensações e ações humanas. Automaticamente nos tornamos impulsivos quando confrontados com a cor vermelha, calmos com o verde claro, alegres com o azul e assim por diante. Em algumas pessoas cada cor pode ter uma intensidade diferente ou um significado diferente, mas o impacto emocional que exercem sobre nós segue certo padrão que não varia muito de pessoa para pessoa. Baseado nisso, são feitos estudos de cromoterapia, utilizando cores em processos médicos, melhorando stress e ajudando a recuperar pacientes de grandes traumas, cirurgias e até mesmo auxiliando na cura de doenças. No mundo do marketing as cores também são estudadas, tornando mais fácil chamar a atenção das pessoas através de uma cor que transmita a mensagem que queremos passar. Você pode entender melhor as cores e vamos mostrar como isso vai ajudar-lhe a tomar decisões quando encomendar o seu site, ou comprar uma camiseta nova. Mas principalmente vai lhe ajudar quando você se confrontar com essas cores e raciocinar sobre a mensagem que deveriam passar para você e qual decisão tomar levando isso em consideração .

Quais são as cores que realizam vendas?

Vermelho: Imagem física. Para esportes, academias, escolas de dança, organizações políticas ou negócios de bens imóveis.

Pink: Imagem feminina. Para modas, cosméticos, igrejas e produtos e serviços de buffet infantil.

Marron: Imagem de gratificação. Para indústria de diversão, vídeo, carros, móveis, jogos e bebidas.

Laranja: Imagem de energia. Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos.

Pêssego: Imagem de caridade. Para serviços e produtos para crianças, produtos escolares, organizações de caridade.

Amarelo: Comunicação. Todos os produtos e serviços de comunicação e industrias de entretenimento, especialmente para vendas.

Verde: Saúde, plantas e vegetais. Para loja de comidas naturais, produtos florais e higiene pessoal.

Azul claro: Criatividade. Para indústrias de arte e design, serviços e produtos de informática.

Azul escuro: Execução. Para negócios, educação, serviços financeiros, negócios de alto investimentos que necessitem mostrar confiabilidade - por exemplo: vendas de carros.

Preto: Imagem de autoridade. Para serviços de produtos de segurança e proteção, ou simboliza luxuria com a combinação com dourado e prata.

Branco: Individualidade e imagem de limpeza. Melhor para produtos do que para serviços.

Dourado:
Imagem de riqueza e segurança. Para corretores, banqueiros, comerciantes e serviços de alta qualidade e serviços de desenvolvimento pessoal.


Ricardo
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

artigo extraído de rdesigninformatica

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Análise SWOT - Conheça o cenário da guerra !


A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma Inglês, e é um anagrama de Forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Esta análise de cenário se divide em ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
A idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando. Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.

Como já foi dito anteriormente, a análise é dividida em duas partes:
o ambiente interno e o ambiente externo à organização. Esta divisão é necessária porque a organização tem que agir de forma diferente em um e em outro caso.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da organização, já que ele é o resultado de estratégias de atuação definidas pela própria empresa. Desta forma, quando percebemos um ponto forte em nossa análise, devemos ressaltá-lo ainda mais. Já, quando percebemos um ponto fraco, devemos agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.

O ambiente externo está totalmente fora do controle da organização, mas isso não significa que não seja útil conhecê-lo. Apesar de não podermos controlá-lo, podemos monitorá-lo e procurar aproveitar as oportunidades da maneira mais ágil e eficiente e evitar as ameaças enquanto for possível.

Diversos fatores externos à organização podem afetar o desempenho da empresa. E as mudanças no ambiente externo podem representar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico de qualquer organização. A avaliação do ambiente externo costuma ser dividida em duas partes:
Fatores macroambientais – questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, etc.
Fatores microambientais – beneficiários, suas famílias, as organizações congêneres, os principais parceiros, os potenciais parceiros, etc.

A análise SWOT deve ser realizada de maneira formal, uma vez por ano, mas as informações mais importantes devem ser monitoradas constantemente.

Depois de ter realizado uma análise SWOT, a organização pode:

• estabelecer metas de melhoria dos itens que tenham sido considerados prioritários e de baixo desempenho;
• estabelecer metas relacionadas à forma de atuação no que diz respeito ao aproveitamento de oportunidades;
• estabelecer quais as ações que serão importantes para evitar os efeitos de eventuais ameaças.

Estas metas serão a base do planejamento anual de atividades da organização. A análise SWOT é, portanto, um instrumento de fácil aplicação e pode ser de grande utilidade no planejamento das organizações.


Ricardo
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

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A consequência dos atos, cuidado !



Em tudo que fazemos ou desejamos fazer, o planejamento e análise dos fatos é indispensável. Qualquer ato impulsivo, sem avaliar as consequências, pode ser fatal !



Ricardo Ventura
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

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Marketing, termos e definição

Podemos definir Marketing como:

"Processo que visa o planejamento e a implementação de estratégias de promoção, venda e distribuição de produtos (bens ou serviços) em mercado(s) em que os indivíduos sejam atendidos em suas necessidades, conhecidas por eles ou não, através da criação e troca de valores tangíveis ou intangíveis, de forma que os envolvidos na relação fi quem satisfeitos".


Para tornar claro esse conceito, é necessária uma breve definição de alguns termos estudados pelo marketing. São eles:

1. Necessidade: é o conceito mais básico e inerente ao marketing, a partir do que percebemos um estado de privação ou limitação desencadeando a busca pela satisfação. Ex.: sede, fome, frio.
2. Desejos: são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais, descritas em termos de objetos que satisfaçam necessidades. Ex.: sede por cerveja ou refrigerante, ou então fome com desejo de matá-la com hambúrguer e não com uma maçã.
3. Demandas: as pessoas têm desejos infi nitos, mas recursos limitados. Portanto, elas desejam escolher produtos que lhes proporcionem o máximo de satisfação possível em troca do seu poder de compra. Quando os desejos são viabilizados pelo poder de compra dos indivíduos, eles se tornam demanda.
4. Produtos: necessidades, desejos e demandas sugerem a existência de produtos disponíveis para a satisfação. Um produto ou serviço é qualquer bem tangível ou intangível que possa ser oferecido para o mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.
5. Troca: o marketing ocorre quando as pessoas decidem pela troca, ou seja, satisfazer suas necessidades e desejos através do processo de troca. É o conceito central do marketing.
6. Transação: se troca é o conceito central do marketing, transação é uma unidade de medida do marketing. É composta de uma troca de valores entre duas partes.
7. Mercado: o conceito de transações leva ao conceito de mercado como sendo o grupo de compradores reais e potenciais de um produto ou serviço. Para entender a natureza do mercado, imagine um grupo econômico primitivo composto por um pescador, um oleiro, um fazendeiro e um caçador. Veja como eles se comportam em um conceito de autossufi ciência, troca descentralizada entre si, e troca centralizada pelo mercado.

Esses termos serão detalhados nos próximos artigos (alguns já foram postados) pois devem estar na boca, sempre presentes, tanto dos profissionais quando no ambiente de Marketing. Aliás, o termo "Ambiente de Marketing" também será abordado.


Ricardo
Ventura & MKT
Ações, conceitos e relacionamentos
artigo venturaemarketing.blogspot.com

Uma divisão Ventura & ART Soluções criativas
http://www.venturaeart.com.br/


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quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Crise nada, é hora de Marketing !

A

Já de manhã cedo a notícia que domina os jornais é a crise. Sites noticiam a cada semana cortes de funcionários. As empresas pararam seus investimentos e anunciam prejuízos. Porém para a busca, as coisas são um pouco diferentes.
A receita do Google em 2008 foi de 5,7 bilhões de dólares. Só em 2007 a receita do marketing de busca segundo o SEMPO foi de 12,2 bilhões de dólares e a previsão para 2011 está em 25,2 bilhões. Um
estudo da AdAge informa que foram cortados mais de 18 mil empregos na área de publicidade só em dezembro. Todas as áreas tiveram quedas, menos o setor de empresas de mídia online e busca. Segundo um estudo da IAB de 2008, a busca lidera os investimentos com 44% de participação além de ter sido o setor que mais cresceu.
Todos estes números são pistas para o que está acontecendo no mercado de internet e mais específicamente na busca. Por ser uma mídia de fácil mensuração, de resultados (ROI) e custo relativamente mais baixo, acaba se tornando uma forma atraente de atrair consumidores para as empresas. As empresas precisam continuar a vender, porém preferem gastar menos e investir no que dá maior retorno. É aí que entra o marketing de busca.
Eu mesmo mudei minha carreira decidindo me especializar mais
SEO e links patrocinados antes mesmo de se falar disto no Brasil e posso dizer que foi decisão que não me arrependo.
Quero deixar claro que não estou dizendo que você deve investir apenas em busca. O mix de marketing é importantíssimo para uma empresa e a lembrança de marca idem, porém se eu tivesse apenas um dolar, eu investiria em marketing de busca.
E você pretende fazer o que para este ano? Depois disso acho que investir no marketing de busca é uma boa idéia, certo?

Ricardo
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamento

artigo extraído de marketingdebusca

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Teaser, o que é e pra que serve ?

A

Um teaser (literalmente: arreliador) é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para um anúncio subsequente, por intermédio de informação enigmática. Um teaser é, geralmente, uma pequena peça, com frequência absurda, que não oferece nenhuma informação sobre o produto em publicitação, levando o público a interrogar-se sobre o significado da peça e despertando-lhe curiosidade pela explicação, esta que por sua vez, chega só algum tempo depois.
A palavra teaser é uma das muitas palavras inglesas que se usam cotidianamente no mundo empresarial dos países lusófonos.
Teaser é o passo inicial para criar uma determinada expectativa de um novo produto e serviço no mercado, o conteúdo instituído na peça gera a pergunta "o que será?", mas essa curiosidade é alimentada após a verdadeira divulgação, uma ferramenta muito conduzida pelos profissionais de marketing e propaganda.

Teaser é também em e-marketing, a tela de um site com o objetivo de gerar um impacto de um projeto novo , que esta por vir. Tela provisória anterior a publicação do site definitivo.

A imagem acima refere-se ao teaser de lançamento do Novo Gol da Volkswagen.

Ricardo
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

artigo extraído de wickipedia

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Branding na web ou e-Branding, tanto faz !


Branding na web ou e-Branding são todas as técnicas utilizadas para incrementar o valor da marca de um site. Uma tarefa árdua e complexa pois e-Branding e usabilidade são controversos em muitos pontos. Por exemplo um impasse comum se dá quando devemos optar por um site leve e rápido como é proposto pelas normas de usabilidade ou por um site com imagens e animações que destaquem uma marca um produto ou uma idéia?
Sim, A internet é realmente um novo meio de divulgação de marcas, e surpreende pelo seu potencial frente ao baixo custo envolvido nas campanhas. Atualmente ela é utilizada pelas empresas tradicionais como força auxiliar para Branding Tradicional geralmente através de cross-marketing (uso de n-midias para divulgar marca ou produto/serviço).
Quando falamos de 'marca web' não estamos nos referindo ao Branding de produtos oferecidos por um site mas ao próprio site e nesse caso o nome do domínio tem muita importância e ele talvez seja na maioria dos casos a própria marca. Casos clássicos são o yahoo.com, o google.com e o cade.com.br (no Brasil) que possuem nomes simples e fáceis de serem gravados e mais importante de serem divulgados.

Portanto, um nome simples, fácil de ser lembrado, é uma poderosa ferramenta para um possível trabalho de divulgação de seu site.

Ricardo
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamento

artigo extraído de bilenium

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Marketing Esportivo, cada vez mais presente !

O Marketing Esportivo refere-se à aplicação específica dos princípios e processos do marketing a produtos de sport (times, ligas, eventos, etc.) e aos produtos não esportivos mas que tem associação com o esporte (cigarros, bebidas, etc).
É uma nova área de Marketing que atua dentro da indústria do esporte, movimentando bilhões em todo o mundo.

Saiba mais no artigo: o que é marketing esportivo ?

Ricardo
venturaemarketing.blogspot.com

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terça-feira, 8 de setembro de 2009

Marketing e Propaganda. Qual a diferença ?


Quando ouvimos que uma empresa fará marketing, pensamos na divulgação de seus produtos e/ou serviços e, acreditamos que o marketing está relacionado à venda.
Isso está errado? Não. Entretanto, é preciso ficar claro que vendas e propaganda são apenas algumas partes desse conjunto.
As pessoas confundem e modificam o significado das duas palavras.
Marketing significa mercado, ou seja, planejamento voltado para o mercado.
Afinal o que é marketing? Que muito se fala e, pouco se sabe? É aproximar o consumidor do seu produto ou serviço, oferecendo a ele o produto certo, de qualidade, com o preço adequado, na hora e no local mais conveniente. É fazer com que seu “produto” seja comprado.
Marketing então, não é o que você diz, mas sim as ações que você faz. Saber o que o seu cliente deseja, espera, gosta ou odeia é essencial para a sobrevivência e o sucesso da empresa. Fazer Marketing é construir um sistema que gere valor aos olhos do cliente.
O Conceito de Marketing conforme Kotler (1998), assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercados-alvos. O Marketing é o grande guarda – chuva, é a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos de venda etc. O marketing busca também, entender as necessidades e desejos reais dos compradores, conseqüentemente satisfaze-los.
O que é propaganda? Ela é responsável pela imagem da empresa, e se restringe somente aos meios de comunicação como o rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias. A propaganda é uma forma de vincular mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado. A propaganda ou promoção é uma das ferramentas do composto mercadológico.
Na visão de Kotler (1998), composto mercadológico é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos no mercado-alvo. Neste contexto, o Produto, Preço, Promoção e Ponto de venda os conhecidos e chamados 4Ps ou composto mercadológico são, portanto, ferramentas do marketing.
• Produto: variedade do produto, qualidade, design, nome da marca, serviços, garantias;
• Preço: descontos, prazo de pagamento, condições de crédito, lista de preços;
• Promoção: propaganda, marketing direto, relações públicas, promoção de vendas;
• Ponto de venda: localização, transporte, estoque. Cada uma dessas ferramentas é planejada para entregar um benefício ao consumidor final.
Assim, as empresas vencedoras serão aquelas que podem atender às necessidades do consumidor de forma econômica e com comunicação eficaz.
“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio total visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor...
O sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante, mas pelo consumidor”. (PETER DRUCKER).

Ricardo
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

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Auditoria de imagem - Você já ouviu falar ?

A
A auditoria de imagem é uma atividade que tem como objetivo verificar como veículos e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa , entidade ou pessoa. Em geral, este trabalho é realizado por uma empresa externa (à empresa ou entidade), visando garantir a isenção da análise e obedece a metodologias específicas.
No mercado , confunde-se normalmente, o que é lamentável, auditoria de imagem na mídia, uma das modalidades mais importantes deste tipo de auditoria, com a mera quantificação do clipping (conjunto de notas, notícias e reportagens publicadas sobre uma empresa, entidade ou pessoa), não se levando em conta aspectos como o peso do veículo, sua adequação à ação pretendida de comunicação, o destaque dado à empresa, pessoa ou entidade etc. A auditoria de imagem pode ser focada numa empresa, entidade ou pessoa ou compreender um conjunto delas, o que é mais razoável porque , desta forma, pode-se estabelecer comparações e utilizá-lo efetivamente como um instrumento estratégico. Você poderá consultar neste site um artigo sobre o tema ou ter acesso a outras informações sobre o trabalho de auditoria de imagem realizado pela Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria que desenvolveu metodologia específica para análise da presença de empresas, entidades ou pessoas na mídia.

Saiba mais:
Como construir um projeto de auditoria de imagem na mídia ? clique aqui !

Malau
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

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Você sabe o que é uma Marca ?



Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.
Em termos de negócios, a capacidade que se reconhece ao consumidor para identificar e diferenciar serviços ou produtos, cabe por inteiro ao nome que é atribuído à marca.
O termo é frequentemente usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, é comum estar-se a referir, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.

O que é uma "Marca registrada" ?
Uma marca registrada é uma marca registrada em agências governamentais nacionais (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ou internacionais (por ex. Instituto de Harmonização do Mercado Interno).
Uma marca de alto renome é uma marca de prestígio, notoriedade e tradição incontestáveis, motivo pelo qual recebe especial proteção quanto a sua propriedade intelectual.
Uma marca genérica é uma marca quando o nome de uma empresa ou produto passa a ser utilizado como se fosse essa empresa ou produto. Geralmente esses nomes são substantivados, tais como ocorrem com as empresas Danone e Gilette e com as fotocópias da Xerox, esponjas de aço da Bombril ou com os produtos de plástico da Tupperware.

A marca é, com certeza, o maior patrimônio de uma empresa, porque lhe confere singularidade no mercado e contribui para diferenciá-la, competitivamente, de outras empresas. Ela está relacionada com produtos, mas com eles não se confunde e tem a ver com os valores que o consumidor a ela agrega, por várias razões. É importante citar aqui reflexões ou conceituações de especialistas nesta área.

Para o administrador e sociólogo, USP Mauro Calixta Tavares a definição é bem simples:
"A marca é mais do que um simples nome. O significado de uma marca resulta dos esforços de pesquisa, inovação, comunicação e outros que, ao longo do tempo, vão sendo agregados ao processo de sua construção. Isso significa que sua criação e manutenção não podem ficar restritas a designers, artistas gráficos e agências de publicidade".

A definição legal de marca pode ser encontrada na Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/97).

Malau
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos
artigo extraído de comunicacaoempresarial e wickpedia

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Marketing Social - O que é ?



O Marketing Social ou Marketing para Causas Sociais, como costuma também ser denominado em outros países, diz respeito ao esforço mercadológico no sentido de associar uma marca ou instituição a uma causa social, que pode ser o desenvolvimento de campanhas (para prevenção da saúde e o estímulo à leitura, por exemplo) doações para entidades assistenciais, parcerias com entidades filantrópicas, desenvolvimento de trabalho junto a comunidades carentes etc. Conceitualmente, há algumas complicações no uso desta expressão, porque pode-se entender, e alguns estudiosos assim o fazem, que o Marketing Social abrangeria, em sua amplitude os chamados Marketing Cultural, Marketing Esportivo, o Marketing Ecológico e o Marketing Comunitário (para só citar 4 expressões cunhadas recentemente e muito em voga). Na verdade, tem sentido, porque, do ponto de vista, prático estimular a prática do esporte, a cultura, a consciência ambiental e o desenvolvimento comunitário representa desenolver ações sociais importantes. Fica, portanto, de imediato, esta questão posta na conceituação de Marketing Social porque o próprio termo social é demasiado amplo. O Marketing Social tem ganhado corpo nos últimos anos, na medida em que empresas e instituições se conscientizam da necessidade de comprometer-se definitivamente com a comunidade, em contrapartida ao apoio que esta lhes empresta, comprando seus produtos e serviços, disponibilizando-lhe mão-de-obra e, muitas vezes, oferecendo-lhe benefícios para a sua instalação e funcionamento (como a isenção de impostos, em muitos casos). A difusão do princípio básico da Responsabilidade Social ( este conceito faz parte deste menu geral sobre conceitos) tem permitido o avanço do Marketing Social. Cuidado, no entanto, deve ser tomado no sentido de evitar que empresas e entidades demagogicamente o adotem para encobrir suas mazelas. Nesse caso, talvez essas ações ainda podem ser consideradas marketing (cada vez menos pela relação estreita que se passa a exigir entre atividade de marketing e a ética empresarial), mas dificilmente poderiam ser consideradas sociais, porque têm uma inspiração espúria. É necessário olhar com desconfiança para empresas que se propõem a mascarar sua atuação socialmente irresponsável na comunidade (poluindo o ambiente, explorando o trabalho infantil, desrespeitando o consumidor etc) através de doações , apoio a grupos menos privilegiados ou patrocínio de campanhas educativas ou culturais. O Marketing Social realmente legítimo não é aquele que se pratica unicamente com o dinheiro, mas com a consciência e o coração. Uma leitura interessante a este respeito é o trabalho de Marjorie Thompson e Hamish Pringle, intitulado Marketing Social. Marketing para Causas Sociais e a construção de marcas, editado pela Makron Books, São Paulo, 2.000. Aproveite para consultar alguns artigos e verificar alguns textos (livros) sobre o tema.

Malau
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos
artigo extraído de comunicacaoempresarial

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Ex-Garota de programa dá aula de marketing ?


Amigos, não tenho nada contra a prática comercial que a moça executava, muito menos quanto ao produto que ela ofertava (muito pelo contrário, sou um grande apreciador) mas quanto à dar aula de Marketing em função de experiências sexuais, acho no mínimo estranho. Niguém pode negar que a notícia causa impacto e "choca" os bons entendedores do assunto, por isso temos que procurar entender melhor, pois um simples resumo sobre o assunto torna-se perigoso dependendo de onde vem. Deve ser levado em conta detalhes que englobam a não tão fácil missão de treinamento em Marketing como: material usado, conteúdo, plano de aula, informações técnicas, conhecimento teórico no assunto e atualização de dados para complemento do treinamento.
Acho que isso não passa de um exagero da mídia, pois acredito que o conhecimento dela para o marketing, deve estar como o meu para a culinária (para muitas pessoas eu sou um grande "cozinheiro" pelo fato de saber fazer torta de palmito e omelete de espinafre). Na verdade, o que eu queria mesmo, era ser uma "mosquinha" só pra ver a grande performance da nova consultora em estudos de mercado (no sentido do marketing, claro).

Quer ver a matéria completa do, clique aqui !
a
Malau
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos

artigo extraído do mundodomarketing

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Links patrocinados - Saia na frente !


O que são?
Os links patrocinados são pequenos anúncios, geralmente em texto, que aparecem nos resultados dos sites de busca. Os links patrocinados do Google são chamados de AdWords e aparecem à direita dos resultados da pesquisa realizada diretamente no Google (eventualmente aparecem do lado esquerdo, acima dos resultados gratuitos). Também podem aparecer em sites parceiros que disponibilizam espaço para anúncios do Google, que juntos formam a rede de conteúdo.

Como funciona ?
Conceito de links patrocinados é similar ao de um leilão de anúncios, ou seja, os anunciantes criam pequenos anúncios texto e escolhem as palavras-chave para as quais desejam que os anúncios apareçam. Um dos critérios para o ranking de anúncios, ou seja, que anúncio aparece na frente é o CPC Máximo que é o valor máximo em que o anunciante pagará por um clique para uma determinada palavra.

Quais as vantagens ?
• Conseguem atrair clientes de perfil especializado - A sua publicidade atinge o público alvo desejado, isso é, pessoas que estão interessadas e que activamente procuram os seus produtos ou serviços. Graças à campanha de links patrocinados Google AdWords os seus potenciais clientes chegarão ao site da sua empresa. Gerindo uma campanha de PPC prestamos especialmente atenção para direccionar ao seu site clientes de perfil individualizado de modo a garantir lucros aos nossos clientes.
• Os preços mais baixos do mercado - Graças a uma equipe experiente, uma enorme escala de actividade e as mais novas soluções IT somos capazes de criar e gerir a campanha de modo a garantir aos nossos clientes o preço por clique mais baixo no mercado. Frequentemente captamos clientes da nossa concorrência garantindo-lhes um preço da campanha até numeras vezes mais baixo.
•Pagamento apenas quando o cliente clicar e entrar no seu site - Numa campanha AdWords o cliente só paga pelo 'clique'. Isso é quando a pessoa (potencial cliente) interessada clicar no anúncio e entrar na sua pagina www.
•Acesso às estatísticas - Graças ao Painel que se encontra no nosso site damos aos nossos clientes acesso ás estatísticas da sua campanha de publicidade.



Malau
Ventura & MKT Ações, conceitos e comportamentos
Uma divisão da Ventura & ART Soluções criativas

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Google está veiculando links patrocinados no Youtube e no Orkut


Após discussões exaustivas sobre publicidade no Orkut e no YouTube, o Google resolveu implantá-la em massa nos perfis e comunidades do Orkut e em buscas por vídeos no YouTube.
Desde o começo do ano, o Orkut já está publicando anúncios no site. Anteriormente, a exibição de anúncios não era frequente e restrita à um grupo de testes.
O Google enfrentou a justiça, pensou, planejou e tentou definir quais seriam os melhores formatos e acabou mesmo por optar por aquilo que já é um sucesso: os anúncios patrocinados. O sucesso de ambas redes sociais no Brasil, parece finalmente ter encontrado uma forma para obter receita financeira. A estréia da publicidade no Orkut, a rede social mais popular do país, ocorreu sem alarde e obedece ao critério de palavras-chave do Google. Quem está em uma comunidade de empregos, visualizará anúncios de trabalho, por exemplo. Também no YouTube, o gigante já começou a comercializar aos anunciantes, espaços nas páginas dos resultados das pesquisas feitas.
Os sistemas são similares ao utilizado no próprio Google, que exibe os links patrocinados relacionados com os termos de pesquisa que o utilizador introduziu, no lado direito do navegador.
Da mesma forma, os internautas que pesquisarem por um clipe específico no YouTube verão no lado direito uma lista de vídeos patrocinados. Os anunciantes - ou os criadores dos vídeos que queiram promover o seu trabalho - podem definir as palavras-chave pretendidas. Caso vençam o leilão, a sua gravação irá aparecer nos primeiros lugares quando o utilizador pesquisar por vídeos relacionados com o termo correspondente.

Malau
artigo extraído de publicidadenaweb

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Direitos do consumidor: tire suas dúvidas sobre cartão de crédito



Veja como agir em caso de endividamento e cobranças indevidas. Clique aqui !

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Publicidade online - Qual é a melhor forma ?

A forma mais “antiga” de publicidade na internet, os banners, continua sendo uma forma poderosa de criar notoriedade para os produtos/serviços e envolvimento do consumidor com a sua marca. Embora seja considerada por muitos marketers, a forma menos eficaz de captar visitantes qualificados, o banner é um importante fator para construção de marca. O marketing em redes sociais também é um formato indicado mais para fixação da imagem/marca das empresas, e também para melhorar a comunicação com seu público-alvo.
As pequenas empresas, que precisam de outros resultados além de fixação de marca, acabam optando por outros formatos mais objetivos de publicidade na internet. Segundo uma pesquisa realizada no Brasil, as empresas que optaram em investir em links patrocinados tiveram um aumento de compras online de 210% e 50%, respectivamente. Outro dado interessante é a influência da publicidade virtual no mundo offline. 89% dos usuários fazem pesquisa online antes de comprar no ponto de venda. Por isso, no meu entender a publicidade nos sites de busca é o formato mais consagrado no momento. Tenho visto sites de todos portes veiculando links patrocinados.
Não podemos esquecer de citar também o e-mail marketing como um meio muito utilizado por empresas de qualquer porte para conquistar novos clientes.
Uma campanha de publicidade, quanto mais completa, melhores serão seus resultados tanto no que diz respeito à marca quanto à geração de vendas. Para as empresas com verbas maiores, o ideal mesmo é associar o marketing online e o offline. Mas se a sua empresa não tem toda essa grana para investir em marketing, o veículo que pode proporcionar os melhores resultados com menor investimento é realmente a internet, dependendo dos formatos utilizados. O primeiro passo antes de iniciar uma campanha, é fazaer uma análise do tipo de empresa que será divulgada, seus produtos e público-alvo, objetivos e verba disponível, e assim definir quais os formatos a serem utilizados em uma campanha online.

Malau
artigo extraído de publicidadenaweb


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Ventura&ART Soluções criativas
http://www.venturaeart.com.br/
Criação e Desenvolvimento de websites, logomarcas e layout de mídia impressa

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Publicidade X Propaganda - Qual a diferença ?

A confusão entre os termos publicidade e propaganda no Brasil se originou quando as primeiras traduções foram feitas. Entenderam “advertising” como propaganda, logo quando alguém fazia a tradução de um livro sobre comunicação e marketing, os conceitos dos autores sobre o que é “advertising” eram convertidos e traduzidos como sendo os conceitos de propaganda.
Propaganda vem de seu homônimo em latim “propaganda”, que significa semear idéias e ideais de cunho político, cívico ou religioso. A propaganda tem caráter ideológico e tem como objetivo fazer adeptos, seguidores e converter opiniões. Na América do Norte, muitas vezes o termo “propaganda” é entendido como pejorativo, como uma espécie de lavagem cerebral e sempre com fins políticos e ou religiosos.
Publicidade foi e por muitas vezes ainda é, confundido com os esforços de relações públicas, em gerar mídia espontânea e gratuita. Na realidade o termo publicidade pode ser entendido de maneira genérica como o ato de tornar público e mais especificamente como “advertising” ou seja, uma ferramenta de comunicação e marketing que tem como função e fim promover, utilizando os meios de comunicação nos espaços publicitários. Ou melhor, a ferramenta que utilizando os meios de comunicação e os espaços publicitários, com patrocinador identificado tem como fim seduzir e tornar público, levando o consumidor à compra de determinado produto ou serviço. Podemos dizer que, enquanto a propaganda tem cunho político, cívico ou religioso.
A publicidade tem cunho comercial.
Para facilitar o entendimento da real diferenciação dos termos, vejamos o exemplo:- O governo Brasileiro faz uma campanha na TV para divulgar e promover a idéia da utilização de preservativos no combate a AIDS. Isso é propaganda. Se nessa mesma campanha fosse divulgada alguma marca de fabricante de preservativos, isso seria publicidade. Podemos portanto entender que, enquanto a publicidade é paga pelo fabricante ou distribuidor e em última instância pelo consumidor do produto proporcionalmente ao seu consumo. A propaganda é paga pelo cidadão, membro, fiel ou seguidor da instituição que a financia e não proporcionalmente ao seu consumo.
A utilização de termos pelo mercado, há pouco tempo causou mais uma confusão: A inserção mecânica feita na parte editorial dos veículos de comunicação, de tanto ser chamada erroneamente de merchandising (ação no ponto de venda) acabou por cunhar o termo “merchandising editorial”. Portanto quando vemos em uma novela, por exemplo, um personagem utilizando um produto com marca identificada e promovendo esse, estamos diante de uma inserção mecânica chamada de “merchandising editorial” e não de publicidade, entendida de maneira mais restrita, pois, enquanto a publicidade utiliza os espaços publicitários dos veículos, o merchandising editorial é inserido na parte editorial.
Malau

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domingo, 6 de setembro de 2009

Sua empresa está assim ? calma, é normal.

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23 Dicas para divulgar seu Blog

1. Comente em blogs relacionados - Visite blogs similares ao seu e participe das conversações, quando alguém lê um comentário interessante geralmente clica no link para conhecer mais sobre quem escreveu.

2. Participe de fóruns - Seja ativo em fóruns de discussão que tratam do mesmo assunto do seu blog. Procure tópicos onde as pessoas estão fazendo perguntas sobre assuntos que você tem conhecimento e compartilhe sua experiência.

3. Use títulos eficientes nos seus posts - O título deve criar um desejo urgente de ler o restante da notícia, mas tem de ser relacionado com o tema que você escreve.

4. Entrevistas - Entreviste blogueiros que escrevem sobre os mesmos assuntos, isso aumenta a visitação entre o seu site e o do entrevistado.

5. Seja persistente - Pode demorar meses para o seu blog ser conhecido e encontrado pelos mecanismos de busca.

6. Conheça blogueiros vizinhos - Entre em contato com blogueiros da mesma cidade ou cidades vizinhas a sua. Vocês podem trocar links e experiências e montar uma espécie de comunidade local.

7. Distribua algo de graça - Use seu blog para distribuir algo de graça, alguns blogueiros por exemplo distribuem templates de graça, deixam seus links nos templates e recebem visitantes do mundo todo.

8. Seja crítico - Demonstre firmeza em suas opiniões, mas encoraje pontos de vista contrários nos seus comentários. Uma pessoa de opiniões fortes é interessante, uma pessoa encorajadora é essencial.

9. Faça perguntas a outros blogueiros - Fazer perguntas a outros blogueiros um pouco mais bem sucedidos que você pode te ajudar a estabelecer um relacionamento com eles.

10. Use trackbacks - Quando encontrar pots interessantes amplie o assunto no seu blog e mande um trackback para o autor.

11. Anuncie - Publique anúncios do seu blog em sites relacionados.

12. Eduque seus leitores sobre RSS - RSS é uma ótima forma de manter leitores fiéis, mas para isso seus leitores precisam conhecer e usar.

13. Promoção offline - Fale do seu blog para os amigos, família, colegas de trabalho. Distribua cartões de visita com a url do seu blog, deixe recados em murais.

14. Search engine optimization - Otimizando o seu blog para ser bem indexado por mecanismos de busca pode aumentar consideravelmente seu tráfego.

15. Conteúdo de qualidade - Posts de qualidade são mais discutidos, recebem mais comentários e links de outros blogs.

16. Blogagens coletivas - Um costume ainda não muito difundido aqui no Brasil é organizar uma postagem coletiva sobre o mesmo assunto, você pode ser o organizador ou apenas participar de alguma, lá fora tem até site para organizar isso.

17. Memes - Participe de correntes do tipo "5 coisas que você odeia", "5 metas para 2007", etc. Em inglês criaram um site chamado Thursday Thirteen onde toda terça feira é lançado um tema para você fazer uma lista de 13 itens, geralmente são perguntas para ajudar a conhecer a personalidade de quem escreve. As respostas acabam criando laços entre blogueiros com gostos, costumes e idéias similares.

18. Escreva freqüentemente - Escrever com freqüência diminui o número de comentários, mas aumenta o número de leitores, porém não exagere, o leitor não vai passar o dia inteiro no seu blog e seja original, escrever muita coisa que está repetida em centenas de outros blogs não cria motivo nenhum para lerem especialmente você.

19. Blogueiros convidados - Convide outros blogueiros a escreverem um post no seu blog e deixem que eles façam referência a algo que eles escreveram em seus blogs. Além de proporcionar conteúdo mais variado para o seu visitante os convidados linkarão seu site de tempos em tempos em sinal de gratidão (ou não serão convidados nunca mais para escrever em lugar nenhum )

20. Consiga links em outros blogs - Faça contato com blogueiros que escrevem sobre o mesmo assunto e troque links, crie uma comunidade ao redor de um tema, mas não tente criar uma afinidade forçada. Alguns blogs criaram verdadeiras redes, similares aos webrings de antigamente, um bom exemplo disso são os blogs de dieta.

21. Newsletters - Manter um informativo com as últimas notícias e novidades do seu blog pode manter um público cativo, além de conquistar novos leitores quando seus leitores encaminharem sua newsletter para conhecidos.

22. Redes Sociais - Envie seus posts para redes sociais como Rec6, EuCurti, Linkk (ou Digg e reddit caso você escreva em inglês). Mesmo que você não pare na primeira página você receberá algumas visitas.

23. Dispare seus posts - Olhe outros blogueiros como relações públicas olham jornalistas. Envie para eles posts que possam enriquecê-los sobre assuntos que eles estão escrevendo. Seja seletivo, não saia fazendo spam do seu post para todo mundo.

Malau
Ventura&ART Soluções criativas

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Marketing de Relacionamento, é fundamental

Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento é basicamente a junção do Marketing e a Tecnologia da informação, com o objetivo de prover meios eficazes e produtivos de atender, reconhecer e cuidar do cliente, em tempo real, transformando estes dados em informações que quando filtradas e analisadas pela organização, permitem que o cliente seja “identificado” e cuidado por todos os envolvidos no processo de atendimento pessoal.
O CMR combina o marketing de relacionamento que procura fidelizar clientes e estabelecer relacionamento abrangente com a tecnologia da informação que detém das ferramentas e recursos de informação rápida para os clientes. A necessidade de se obter estas informações em tempo real ou mesmo em curtíssimo prazo, tem feito com que a CRM seja uma ferramenta importantíssima para empresas que desejam consolidar e aprimorar seus conceitos de atendimento.
O treinamento de cada departamento é muito importante para o sucesso do CRM. A melhora da qualidade do atendimento é percebível quando o treinamento e o uso adequado das informações que as pessoas envolvidas obtém estão corretas, fazendo com que lucratividade da empresa aumente consideravelmente. As informações geradas pelo sistema deverão ser filtradas e analisadas sistematicamente pela empresa, elas podem conter várias informações que implicaram no desempenho e na tomada de decisão na organização.
O processo de captar informações refletirá diretamente nas atitudes e intenções da empresa. Visando um melhor atendimento ao cliente as empresas precisam deter de meios para saber o nível de satisfação e principalmente os desejos do cliente quando contactar seu call-center. Estes clientes ligam por dois motivos básicos, o primeiro é pelo suporte técnico ou de informação, para buscar de informações que irá ajudá-lo a esclarecer dúvidas e resolver problemas. O segundo motivo é quando o cliente não esta satisfeito com os produtos e serviços prestados pela empresa, esta ligação e tão importante quanto a primeira, no entanto, as informações, quem dita é o cliente. Todas as reclamações e pedidos que os clientes fazem devem ser devidamente anotados. Principalmente, as perguntas a eles designadas, deveram ser muitas bem elaboradas, dentro de uma seqüência lógica de ocorrência dos fatos. Assim poderemos respectivamente entender o que os clientes buscam e desejam, para que então, possamos planejar estrategicamente
Para as empresas que se interessam em aplicar o CMR é de grande importância saber quais as características deste modelo de aplicação de marketing de relacionamento, e aqui descreverei 6 (seis) delas:
• Buscar a integração do cliente ao processo de planejamento dos produtos e serviços, para garantir a satisfação dos desejos e necessidades que eles anseiam.
• Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais de distribuição e identificação de segmentos, tendo assim a adquirir ganho de mercado.
• O desenvolvimento de infra-estrutura com os influenciadores, objetivando criar a imagem da empresa e o desenvolvimento tecnológico.
• Desprendimento de esforços mercadológicos e tempo com os clientes, buscando monitorar as mudanças do ambiente competitivo.
• Monitoramento constante da concorrência, a fim de prever as mudanças no nas condições futuras da industria . Onde os prováveis movimentos dos concorrentes demonstrarão suas intenções e a capacidade de responder a tais mudanças.
• Desenvolvimento de um sistema de análise mercadológica , buscando sempre obter um retorno de informações para que se possam tomar as decisões em tempo hábil, portanto , irá proporcionar um processo contínuo de adaptações ás constante mutantes do ambiente competitivo.
As empresas que não buscarem se adaptar no modelo de CMR passaram por dificuldades para manter seus clientes. Basta verificar que quando um cliente é bem atendido ele se desperta para o que de bom este novo fornecedor pode lhe oferecer. As empresas precisam se modernizar e ampliar sua visão de atendimento. Mobilizar os esforços conjuntos, em equipe, e utilizar os meios de comunicação eficazes, são os primórdios para que se obtenha reconhecimento imediato do cliente. É importante esclarecer que a empresa deve estar preparada para atender, da forma que o cliente merece ser atendido. Agindo assim certamente a empresa progredirá e alcançará resultados e lucros altos.
Malau
Ventura&ART Soluções criativas
artigo extraído de pensandomarketing

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Mercadologia, quais as funções ?


As técnicas mercadológicas adquiriram tal abrangência no mundo contemporâneo que são utilizadas, em qualquer sistema econômico ou social, tanto por empresas comerciais como por instituições sem fins lucrativos.
Mercadologia, é o conjunto de técnicas coordenadas que permitem a uma empresa conhecer o mercado presente e potencial para determinado produto com a finalidade de maximizar o volume de vendas.
Nas empresas que trabalham para clientes certos e nos monopólios, a mercadologia tem importância secundária, mas quando a empresa produz para o mercado, precisa prever o que, quando, onde, com que imagem, em que quantidade e a que preço será possível colocar o produto.
A mercadologia utiliza técnicas fundamentadas em estatística, demografia, geopolítica, interpretação da legislação aplicável à área objeto de análise, utilização dos meios de comunicação e econometria. As técnicas mercadológicas são objeto de estudo sistematizado em escolas
de comunicação social e reconhecidas como atividade econômica de grande importância no conjunto da economia nacional, tanto pela geração direta de empregos como pela promoção das vendas, que aquecem o consumo e a economia e promovem o desenvolvimento.

Principais funções dos profissionais de mercadologia:


Gerência de produto, que acompanha o bem ou serviço desde a concepção aos estágios de pesquisa, design, desenvolvimento e fabricação até o lançamento no mercado.
Definição do preço, determinado de acordo com os custos, poder aquisitivo do mercado e preços dos produtos concorrentes.
Distribuição, feita por um ou vários canais, em venda direta ao consumidor ou por intermediários. A distribuição do produto depende de sua natureza e da forma como é feita a venda. Os canais tradicionais de distribuição são o atacado, o varejo e as vendas industriais. A partir da década de 1950, tornaram-se populares as vendas pelo reembolso postal e a mala direta; mais tarde surgiram o telemarketing, as vendas por computador e a formação de grandes cadeias de vendedores autônomos, que adquirem os produtos e as peças publicitárias, cuidam da divulgação e do fechamento de vendas e estabelecem suas próprias margens de lucro, dentro de limites estabelecidos pelo fabricante.
Publicidade, que seleciona as características do bem capazes de atrair o público-alvo e criar na mente do consumidor diferenciações positivas do produto em relação aos concorrentes. Uma das principais técnicas da mercadologia, a publicidade tem o objetivo de criar, desenvolver ou mudar hábitos e necessidades do consumidor.
Vendas, em que se dá o contato direto entre comprador e vendedor. Os fabricantes de bens de consumo em larga escala, embora não vendam diretamente ao consumidor final, costumam empregar um grande número de vendedores para lidar com os intermediários de todo tipo, sejam eles atacadistas ou varejistas. Na venda de bens de capital complexos ou muito caros o papel do vendedor é crucial.
Com o aumento do número de concorrentes em quase todos os ramos de negócios, o campo de atuação da mercadologia passou a incluir funções como serviços de atendimento ao cliente e comunicações com o consumidor. Em algumas empresas, a diretoria de marketing detém poder decisório sobre áreas as mais diversificadas, como programação visual e embalagem, preço, distribuição, relações públicas e pesquisa e desenvolvimento de produtos novos.

Malau
venturaemarketing.blogspot.com
artigo extraído de coladaweb

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Faculdade ou Curso Técnico. O que fazer ?


Amigos, há uns 10 anos atrás as coisas eram bem diferentes. As faculdades eram vistas como grandes centros de aprendizagem e você tinha isso em mente, pois eram vestibulares concorridos e um caminho doloroso à seguir. Mas as "Unis" da vida colocaram as faculdades em um plano de dúvidas muito grande, ainda mais com o crescimento dos cursos técnicos e profissionalizantes, onde o foco é 100% no curso em questão.
Venho de uma época em que os alunos eram alunos, hoje são clientes, pois as faculdades são grandes empresas (as pagas, claro), os cursos são caríssimos e a qualidade dos professores, melhor nem comentar (a mídia já fala). Já cursos tècnicos cresceram muito (sempre foram uma excelente solução) e hoje, é um desejo para quem faz e uma necessidade para quem contrata, pois você sempre terá, à frente do aluno, profissionais em atividade, fontes de conhecimento "frescas" fazendo futuras boas cabeças.
Levando em conta minhas últimas experiências, 3 anos em uma empresa fabricante de peças automotivas e 10 anos em uma multinacional (lider no mercado mundial em que atua), tendo contato direto com vários profissionais, posso dizer com segurança:

Faculdade
• Pouca "real" especialização, pois são muitas matérias, para pouco tempo de aprendizado;
• Alto investimento e à longo prazo, porém com aprendizado não garantido;
• Normalmente como estagiário, o contratado chega na empresa com o certificado, mas sem conhecimento prático;
• Dos formandos, alguns vão para o mercado de trabalho, outros viram alcólatras, pois existem mais bares do que salas de aula rodeando a faculdade;
• Sua renda é peso maior na avaliação como candidato, pois você está se tornando um cliente fiel à empresa, ou melhor, à universidade;
• Mesmo assim, surgem maiores e melhores oportunidades de emprego.

Curso Técnico
• Curso 100% focado no que realmente interessa;
• Candidatos mais preparados, pois geralmente o aluno de curso técnico já atua na área;
• Os professores, geralmente são profissionais que atuam nas áreas, estando assim sempre atualizados e preparados para as mudanças;
• Ainda, menores oportunidades de emprego.

Os cursos Técnicos ou cursos de Gestão estão crescendo muito e ganhando a confiança das empresas, pois a "ficha" está caindo e a cabeça de quem contrata está mudando. Isso sim, eu tenho certeza de que o consultor Max Gehringer assina em baixo.

Malau
artigo venturaemarketing.blogspot.com

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