terça-feira, 27 de abril de 2010

A curva do aprendizado em marketing



A simplicidade deve ser uma constante dentro das organizações, facilitar a comunicação entre seus colaboradores, compartilhar informações necessárias a todos, definir um foco, traçar metas realistas e entregar ao consumidor um produto ou serviço que seja utilizado de maneira fácil.

Muitas vezes as organizações não percebem as vantagens que podem obter ao colocar nas mãos dos clientes um produto fácil de utilizar, onde a leitura do manual proporcione um aprendizado rápido e eficaz, sem a necessidade de recorrer ao manual sempre que quiser lembrar como se ativa uma função. Esta simplicidade pode ser observada em alguns produtos e serviços utilizados diariamente, e até explicam o sucesso dos sistemas de busca que empregam e utilizam um sistema onde três cliques são suficientes para se encontrar o que é necessário, da mesma forma os aparelhos de músicas digitais em formato mp3 têm um bom exemplo, a facilidade encontrar a música desejada, mudar para outra, inserir ou apagar arquivos etc., mostram quem em ambos os caso as vantagens para o consumidor são focadas na facilidade e simplicidade de uso.

Muitas vezes o consumidor se depara com produtos difíceis de se usar, que talvez não sejam tão difíceis, mas que por possuírem um manual com linguagem mais técnica podem atrapalhar a curva de aprendizado de uso, e então o produto é visto como difícil de se utilizar. E você pode notar como a curva de aprendizado é importante, quanto mais curta for, maiores são as chances de sucesso de um produto, o que comprova novamente que a cada dia as pessoas têm menos tempo disponível para aprender algo novo. Mas ainda assim é ncessário entender que o produto pode ter uma tecnologia de ponta e ser facilmente utilizado pelo consumidor, pois a tecnologia evolui para facilitar a vida das pessoas, mas sem o conhecimento das pessoas não há como criar produtos e serviços realmente fáceis de se usar. Também deve-se salientar que a facilidade de se usar um computador ou qualquer outro produto requer um bom nível de conhecimento, especialmente relacionado ao produto, pois em alguns casos a falta de preparo para lidar com determinado produto pode ser o ponto que irá limitar o número de pessoas que o utilizarão, e que comprova que muitas pessoas dentro da organização se esquecem que antes de correr tiveram que aprender a andar, a manter o equilíbrio e somente após este aprendizado puderam evoluir.

Todas as pessoas podem aprender, mas cada uma tem uma curva de aprendizado diferente, com habilidades diferenciadas e que devem ser empregadas corretamente, talvez seja necessário que as organizações descubram realmente quem são e possam compreender melhor porque em certos momentos suas ações não surtem o efeito desejado.

Leia Mais…

Comprometimento é essencial



O sucesso em qualquer meta proposta seja por você mesmo ou por sua empresa depende totalmente do comprometimento de TODOS os envolvidos. Quem já leu o livro A meta, do físico israelense Eliyahu Goldratt entende muito bem sobre esse assunto, quando mostra que a essência do sucesso em uma meta, num plano ou planejamento é o total COMPROMETIMENTO de toda hierarquia corporativa envolvida.Mas o que faz as pessoas se comprometerem hoje em dia com uma meta ou planejamento? Onde os mesmos tem uma visão (ou certeza), de que eles simplesmente farão seu trabalho, não importanto o quanto se "entreguem" para o mesmo, somente serão recompensadas com um "É SEU DEVER FAZER O MELHOR PELA NOSSA EMPRESA, ISSO CONSERVA SEU EMPREGO". Porém as pessoas sabem disso mas elas precisam ser recompensadas pelo que fazem, pela entrega que dão à empresa, seja essa recompensa financeira ou mais importante, que elas se sintam "proprietárias", importantíssimas para a concretização dessa meta ou planejamento. Valorize seus colaboradores, veja o quanto realmente eles são fundamentais para o crescimento sustentável da sua empresa. E acima de tudo, mostre com firmeza que você reconhece isso! Cabe à você criar esse ambiente de comprometimento e entrega que leva à FELICIDADE das pessoas envolvidas nesse projeto e à EXCELÊNCIA do projeto.

Artigo extraído de administradores.com

Leia Mais…