sábado, 5 de setembro de 2009

SEO - Otimização em sites de busca

O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.

O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.
Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardado a sete chaves pelos site de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em um busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.

Números mostram a importância da otimização em sites de busca, assim como suas palavras chave bem determinadas:
• 87% dos usuários da web utilizam os mecanismos de busca;
• 90% dos cliques concentram-se nos 10 primeiros resultados dos mecanismos de busca;
• 70% dos cliques em resultados de buscas no Google, por exemplo, vão para os resultados orgânicos, enquanto os outros 30% correspondem a acessos a links patrocinados, ou seja, resultados pagos.

Vale a pena, entender e trabalhar essa poderosa ferramenta !

Malau
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Fidelização...seu cliente também quer !


A forma mais direta de vender mais é fazer com que os clientes não apenas comprem e/ou usufruam esporadicamente de seus produtos/serviços, mas que a compra se torne constante, um hábito. Essa situação, ideal para qualquer empresa, torna-se realidade quando se busca estreitar o relacionamento entre o empreendedor e a base de clientes. Vale lembrar que o custo de conquista de um novo cliente é várias vezes superior ao de manutenção de um cliente já existente.
Esse processo é geralmente chamado de "fidelização", que significa fazer com que os clientes atuais se tornem fiéis à empresa. A principal causa de "infidelidade" cliente-empresa é o fato de haver divergência ou frustração entre o esperado pelo cliente e o efetivamente recebido em produtos e serviços.
Para identificar o que o cliente efetivamente espera, é preciso, antes de tudo, saber quem são os clientes. Conseguem-se dados sobre necessidades e preferências, hábitos de consumo, exigências particulares etc realizando-se, por exemplo, um sorteio ou promoção em que o cliente preenche uma ficha com seus dados e informações complementares, em troca da possibilidade de concorrer ao sorteio. Essas informações deverão definir perfis sócio-econômicos (com idade, sexo, renda, etc...). A partir daí, com criatividade, é possível surpreender o cliente constantemente, ajustando sua expectativa aos seus produtos e serviços.
Muitas vezes, o fator surpresa pode ajudar na fidelização dos clientes. Alguns exemplos:
- Criando promoções como "no seu décimo pedido de pizza por telefone, a pizzaria oferece uma pizza extra de brinde".
- Mandar informações sobre algum produto novo ou lançamento, de acordo com o histórico de compras do cliente.
Esses diferenciais pesam na hora de o cliente optar por uma ou outra empresa e, sobretudo, ajudam a "enraizar" o relacionamento entre cliente e empresa.
Isso é "fidelização".

Malau
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sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Marketing Viral, um vírus do bem !

É possível divulgar seu site e atrair visitantes sem spam e sem gastar em propaganda. Veja como utilizar recursos simples, eficientes e muito válidos.

Se você ainda não sabe o que é marketing viral, não se preocupe. Não é nenhuma febre, apenas o nome que se dá a uma técnica que existe há muito tempo, bem antes da internet, só que com outro nome: marketing boca a boca.
Você sabe: ao tratar bem um cliente ele vai dizer a outras pessoas, atraindo novos negócios. Por outro lado, se o cliente é mal tratado ele não só deixa de comprar de você como vai falar mal de sua empresa e seus negócios vão diminuir.

Quer alguns exemplos de Marketing Viral ? Fácil:

Sua assinatura de e-mail (talvez o mais praticado), serviços grátis de internet (contas de e-mail, programas trial para teste de 30 dias), webcards (você visita o site e responde o cartão), newsletter (vários artigos linkados), etc...

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Os 4,5, ou melhor, 7 P's de Marketing

Estamos mais acostumados a ouvir falar dos 4 Ps de marketing, aplicados pelas empresas para obter os resultados desejados de seus mercados, conforme suas estratégias, denominados em seu escopo de composto de marketing ou mix de marketing, assim classificados:
Produto – a variedade desses produtos, a qualidade, o design, a marca, a qualidade ou tipo da embalagem, os tamanhos disponíveis, o nível de serviços pré e pós-venda, as garantias oferecidas, possíveis devoluções;
Preço – o próprio preço em si em relação aos concorrentes, os desconto oferecidos, as concessões, os prazos de pagamento, o sistema de financiamento;
Promoção – o nível de publicidade, a promoção e a força de vendas, as ações de relações públicas da empresa e o marketing direto;
Praça – os canais de venda utilizados; a cobertura, a variedade, locais, o estoque disponível e o transporte.

Bulgacov (2007) destaca ainda os 3 Ps adicionais existentes para o marketing de serviços (BOOMS; BITNER apud KOTLER, 2001) denominados de pessoas, prova física e processo, sendo:
Pessoas – o nível de desenvolvimento das pessoas que prestam o serviço como fator fundamental de diferenciação, a ser alcançado por meio de treinamento e motivação;
Prova física – relacionada ao estilo ou modo de tratamento destinado aos clientes em sua experiência de compra, à aparência do local e das pessoas, à velocidade do atendimento ou da prestação do serviço, à limpeza das instalações;
Processo – relacionado ao método utilizado para a prestação do serviço, padronizado ou customizado, através de atendimento direto ou tipo self-service, linhas de conhecimento aplicadas.


...e que venham mais Pês !

Malau
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"Mistureba": Algumas boas de Marketing...

"Marketing é criar uma marca e fixá-la na mente dos possíveis clientes." (Al Ries)
"Demora dias para se aprender marketing. Infelizmente, leva-se uma vida inteira para ser um mestre." (Philip Kotler)
“Claro que precisavam dar um nome à coisa. Escolheram marketing” (J. Roberto Whitaker Penteado)
"Marketing é importante demais para ser deixado para o departamento de marketing." (David Packard)
"Minhas brigas com Liam são puro marketing, na verdade somos grandes amigos." (Noel Gallagher)
"Lucro é subproduto das coisas bem-feitas." (Philip Kotler)
"O mundo que chamamos de competitivo, na verdade foi desenhado pela agressividade comercial, amparado por um marketing esperto e nem sempre honesto, para poder gerar impulsos de decisões de compra." (Sérgio Dal Sasso)
"Marketing não é um evento, mas um processo. Ele tem um começo, um meio, mas nunca um final, pois ele é um processo. Você melhora, aperfeiçoa, e até interrompe, mas nunca para o processo completamente." (Jay Conrad Levinson)
"O marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz mas saber o que fazer. É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas." (Philip Kotler)
“Cada autor descreve Marketing conforme o seu próprio entendimento” (Daniel P. Serrano)
"Pessoas comuns conseguem espalhar boas e más informações sobre marcas mais rapidamente que as pessoas de marketing." (Ray Johnson)
"A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho." (Peter Drucker)
"Seja móveis, roupas, ou saúde, muitas indústrias hoje estão fazendo marketing de nada mais que mercadorias -- nada mais, nada menos. O que fará a diferença a longo prazo é o cuidado e satisfação dos consumidores." (Michael Mescon)
"Marketing é uma guerra mental. São as idéias que estão na cabeça das pessoas que determinam se um produto terá sucesso ou não." (Al Ries)
"Demora dias para se aprender Marketing. Infelizmente, leva-se uma vida inteira para ser um mestre." (Philip Kotler)
"Marketing. Coisa que os empresários inventaram e os políticos descobriram." (Mohallem)
"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)
"Entre um bom marketing pessoal e a arrogância não passa um fio de cabelo." (Victoria Bloch)
"Meu departamento de marketing é meu nariz." (Franz Burda)
"Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo." (Philip Kotler)
Malau
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Isso, é ser EQUIPE !

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...e o produto se vende !

“Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível”.

Peter Drucker.

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quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Faça um up-grade na mente

Mapa Mental: melhora organização de ideias e promove a criatividade

Os mapas mentais são uma poderosa ferramenta para organizar assuntos, fixar ideias para serem lembradas posteriormente e, por sua característica visual – utiliza uma grande variedade de cores, signos, símbolos e figuras – promovem a criatividade.
“O criador dos mapas mentais é o pesquisador inglês Tony Buzan, que procurou entender o que os gênios tinham de diferente dos humanos comuns, e o que era semelhante entre eles. Percebeu que eles utilizavam os dois lados do cérebro: o esquerdo, que é o lado racional, lógico, linear e cronológico, e o direito: emocional e que enxerga cores, percebe ritmo e musicalidade. Então, estudou uma técnica para estimular os dois lados e foi quando nasceram os mapas mentais”, afirma a instrutora a especialista pelo Instituto Buzan, Liz Kimura.
A estrutura dos mapas geralmente é a seguinte: possui o desenho do tema central de um assunto no centro da página (seja ela uma folha de papel ou janela do software de computador) e assuntos relacionados ao tema em títulos, subtítulos, fazendo um elo entre eles. É semelhante às ligações de uma árvore genealógica, em que os ramos ficam cada vez mais subdivididos e se encontram num eixo central. Os mapas são mais visuais do que fáceis de explicar em palavras.
“Já deve ter acontecido de você tentar por diversas vezes falar ao telefone com alguém. Tanto que, quando você finalmente consegue, esquece para quem estava ligando. Quando você dispõe as informações sobre o telefonema no mapa, basta bater os olhos que se lembra instantaneamente. É como um treino. Utilizando o mapa para tudo, você absorve melhor as informações”, ressalta Kimura, que leva consigo, todos os dias, dentro da bolsa, um estojo com canetas coloridas e papel (para desenhar seus mapas manualmente).
Numa reunião de trabalho, na definição de um escopo de ação dentro da sua área profissional , na elaboração de um evento familiar e/ou pessoal etc. O mapa é uma solução aparentemente simples que, se praticado constantemente, gera ótimos resultados.
“Os mapas mentais estendem a nossa capacidade física, a nossa inteligência, permitindo que enriqueçamos e organizemos melhor tudo o que há nesse imenso e rico universo. Assim, aprendemos, memorizamos, avaliamos e decidimos melhor”, avalia a Master Pratictioner em PNL pelo Instituto Nacional de Excelência Humana.

Malau
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Os 10 erros de um chefe

"Amigos, trabalhei por anos em uma empresa multinacional, e fiquei impressionado ao assistir esse vídeo (na verdade, esse audio) de Max Gehringer. O chefe do departamento cometia os mesmos erros e isso me fez pensar que poderia ser apenas uma perseguição de subordinado. Mas hoje sei que eu estava certo, pois eles existem, principalmente em multinacionais."

Malau
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Atenção, planejamento, ação !


Planejamento estratégico para pequenas e médias empresas.

Planejamento estratégico é um trabalho da alta administração que inclui não apenas o planejamento das atividades do marketing, mas também produção, pesquisa e desenvolvimento e outras áreas funcionais. Os planos do departamento de marketing não são os planos de toda a empresa, por outro lado, os planos da empresa devem ser orientados para marketing. Os planos do gerente de marketing podem dar o tom e a direção para toda a empresa. Assim temos planejamento estratégico e planejamento estratégico de marketing com o mesmo significado.

O planejamento de marketing compreende:

· Fixação de objetivos
· Avaliação de oportunidades
· Planejamento de estratégias de marketing
· Desenvolvimento dos planos de marketing
· Desenvolvimento do programa de marketing

O Plano de Marketing, portanto, integra o planejamento estratégico de marketing, que por sua vez, ao ser formulado, deve considerar não apenas as variáveis controláveis da empresa (variáveis do ambiente interno da organização ou micro ambiente de marketing), mas também as variáveis externas (incontroláveis) que dizem respeito aos ambientes competitivo, econômico, tecnológico, político e legal, sócio-cultural, além, e com os recursos e objetivos da empresa.

Malau
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Planejamento. Esse é o cara !

Em teoria:
O Planejamento estratégico é um processo gerencial contínuo e sistemático, que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

Malau
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Marketing...a visão é bem simples


Para entender o processo de marketing, devemos primeiro, examinar o processo do negócio. A tarefa de qualquer negócio é entregar valor ao mercado e obter algum lucro. Entretanto, existem, pelo menos, duas visões do processo de entrega de valor:

A visão tradicional : é a que a empresa fabrica algo para depois vender, nesta visão, marketing entra em ação na segunda metade do processo de entrega de valor. A visão tradicional assume que a empresa sabe o que fabricar e o mercado comprará unidades suficientes para ela obter lucro. Entretanto esta visão não funcionará em economias competitivas.
A visão de marketing : é a visão das empresas modernas, nesta o processo consiste em escolher primeiro o valor, através de análise das oportunidades de marketing, pesquisa, segmentação e escolha do mercado-alvo, desenvolver o produto conforme necessidades do mercado e então vender para obter o lucro aliado à satisfação do cliente. Partindo da visão de marketing, um processo de marketing é composto das seguintes etapas:
Levantamento das necessidadaes (Pesquisa, cliente), Desenvolvimento (produto), Determinação de valores e Embalagem (preços), Canais de distribuição, Promoção (vendas) e Fidelização (atendimento).
Malau Ventura
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Mercado...em resumo

Mercado é o espaço onde ocorrem trocas de mercadorias como uma permuta comercial. As oportunidades e as ameaças estão expostas para a avaliação constante dos comerciantes e consumidores como base para desenvolver políticas integradas visando satisfação e necessidade.

A Segmentação de Mercado é o processo de identificação de grupos de clientes, feita com base em vários critérios, como geográficos, demográficos, etc.

Os Mercado pode ser (marketing):
Consumidor: Termo utilizado quando se refere aos consumidores ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas. Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.
Industrial: Envolve as relações entre empresas que trocam produtos e serviços, buscando abrir negociações com boas chances de fechamento. Isto se deve ao fato de que a presença de um vendedor (negociador) é fundamental em quase todas as relações comerciais entre organizações empresariais.
Distribuidor: Atuação segmentada de mercado que avalia as características de clientes especificadores e clientes compradores. A soma de esforços de quem fabrica e de quem distribui os produtos permite acompanhar tendências de comportamentos de clientes, alterações de padrão de consumo e a identificação de novas oportunidades de mercado.
Governamental: Atuação em pontos estratégicos, onde os sistemas de acesso públicos proporcionam uma atenção personalizada colocando os serviços do Estado a disposição dos cidadãos.
Internacional: Muitas empresas elaboram estratégias para entrar em mercados internacionais, em virtude de novos horizontes e grande concorrência no mercado nacional, buscam informações sobre o público consumidor local e sua cultura, pesquisam os produtos similares naquele mercado e possíveis concorrentes futuros.


Levando em conta que o termo Marketing (Mark de mercado + sufixo ing) = Mercadeando,podemos deduzir que Marketing e Mercado estão muito próximos, sendo que um é o propósito e outro é a ação.


Malau
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Merchandising, bom dia !


Hoje eu acordei às 6 da manhã, coloquei meu par de Havaianas, fui ao banheiro, peguei minha Oral-B com Close-up e escovei os dentes. Logo após o banho com minha ducha Lorenzetti e o sempre bom sabonete Phebo, passei um café Pilão na minha Wallita e tomei com leite Parmalat, comi aquele pão francês com Doriana e um Polenghi, vesti meu terno Fiescot, coloquei meu Technos no pulso, o RayBan no rosto, entrei no meu Ford EcoSport e fui para uma reunião na Coca-Cola.

Essa presença constante das marcas em nossas vidas, se tornam cada vez mais comuns, e já fazem parte da nossa "lingua merchandising".Em definição: Merchandising é o conjunto de ações de Marketing realizadas com produtos ou serviços que tem como objetivo final a venda de outro produto.
Existe ainda o Merchandising editorial, as famosas inserções de produtos ou serviços em programas de TV, chamado em outros países de Tie-in.Não podemos confundir Merchandising com promoção de vendas.
O Merchandising está acima da promoção de vendas e a usa como ferramenta para efetivar sua estratégia.

Malau
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Concorrência. Conheça antes de ter medo !

É a disputa entre produtores de um mesmo bem ou serviço com vistas a angariar a maior parcela do mercado possível. As principais variáveis que orientam o jogo mercadológico da concorrência são o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade nos pontos de venda e a imagem de que o produto goza junto aos consumidores. Assim, as atividades que dizem respeito diretamente à imagem do produto, como a publicidade e a programação visual, são tão estratégicas quanto a distribuição e o preço.

A noção de concorrência pressupõe a existência de grande número de produtores atuando livremente no mercado de um mesmo bem ou serviço, de modo que tanto a oferta quanto a procura se originem em condições de razoável eqüidade, sem influência ilegítima principalmente sobre o preço do produto.Quando se processa dentro do respeito às regras jurídicas e aos direitos do consumidor, a concorrência é positiva porque promove a qualidade do produto e às vezes influi na baixa dos preços.A concorrência entre produtores de bens ou prestadores de serviços tanto pode estimular o aperfeiçoamento tecnológico e a produtividade, quanto influir positivamente sobre o custo de vida da sociedade.

Malau
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Afinal, o que é Marketing ?

Marketing é "o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais".

Esta é a definição da AMA - American Marketing Association.Neste tipo de definição, mais operacional, o marketing é visto como um apanhado de conceitos de outras áreas. Mas alheio a isto, os estudiosos de marketing continuam avançando seus estudos com o intuito de dar sustentação ás necessidades do mercado e aos decorrentes lançamentos, subdividindo-se em vários grupos de estudo, a saber:marketing pessoal; marketing político, marketing interno ou "endomarketing",marketing de serviços, marketing de massa, marketing das nações, marketing social, marketing de relacionamento; marketing de experiências e marketing organizacional.E, com certeza, podemos ser interrompidos por alguém que cite, apropriadamente, outro "tipo" de marketing.Para mim, restam somente duas frases, uma definição e um objetivo, simples e diretas:Marketing é o estudo das trocas que se realizam no mercado. O objetivo do marketing é obter e manter clientes.


Malau

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quarta-feira, 2 de setembro de 2009

10 etapas para o sucesso virtual

Ambiente Mercadológico - posicionamento de sua empresa na web;

Conteúdo - definir se seu website irá utilizar conteúdo próprio, de parceiros ou terceirizado;

Serviços - definir que serviços sua empresa irá oferecer no seu website;

Comunidades - segmentar em Grupos o mercado que sua empresa atua, criando um DataBase Marketing personalizado para desenvolver ações segmentadas e identificadas com cada grupo, dentro da percepção/áreas de interesse deste mercado;

Parcerias - definir áreas de interesses comuns, objetivos, formas de atuação, feedback, etc ;

Publicidade - definir que forma sua empresa irá divulgar seu website;

Estratégias de Marketing Digital - analisar as possibilidades e ações disponíveis (marketing direto, afiliação, viral, de afinidades, de infiltração, etc) que podem estar no seu website;

Comunicação - definir quais as formas de comunicação com o mercado (prospects, clientes, fornecedores, parceiros, imprensa, etc);

Campanhas de Fidelização - definir e desenvolver ações visando fidelizar os clientes já conquistados;

Ferramentas - definir que ferramentas serão utilizadas para o desenvolvimento de seu Plano de Marketing Digital (DataBase Marketing, Newsletter, E-Mail Marketing, medição e análise da audiência, publicidade, mecanismos de buscas, etc....e o sucesso está à caminho !

...e o sucesso estará à caminho !

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