terça-feira, 29 de setembro de 2009

Plano de Marketing - Temática



Entende-se por definição que o Plano de Marketing seja uma fase de planejamento da administração empresarial de forma a organizar a atuação da empresa no mercado. Toda empresa tem a necessidade de levar o seu produto direcionado à população de interesse.
Posto isso, a importância de um planejamento de Marketing empresarial insurge no sucesso de divulgação e garantia de qualidade do ramo em que a organização atua. Caso essa etapa seja desconsiderada pela administração, uma empresa em fase inicial, por exemplo, pode obter fracasso, ou não alcançar o retorno devido de investimento previsto para o produto lançado.
Denomina-se isso de estratégia de Marketing. E é o pressuposto para que a empresa possa ter condições de sucesso na sua imagem no mercado.
Ao fazer um plano de Marketing a empresa demonstra que o produto vendido (tangível ou não) adere aos interesses de quem deseja adquiri-lo. Para isso há necessidade de definições claras para que o consumidor tenha satisfação e possa sempre adquirir o produto.

Um Plano de Marketing bem definido e desenvolvido, deve necessariamente responder, com aprofundamento, os seguintes questionamentos:
- Como a empresa tornará os seus produtos e/ou serviços conhecidos do cliente?
- Como a empresa pretende despertar no cliente ou no cliente em potencial o desejo de adquirir o produto?
- Como a empresa pretende relembrar ao consumidor os demais produtos da marca no momento em que o cliente estiver realizando a aquisição?
- Como a empresa pretende seguir o plano de comunicação para atingir os consumidores em potencial?
- Como a empresa definirá a estrutura de vendas?

Alguns pontos importantes no Plano de Marketing, no tocante à temática são: o produto , a formação do preço , a política de formação do preço , a distribuição , a promoção , previsão de vendas , comparação com negócios do mesmo ramo já presentes no mercado, estatística de vendas em períodos anteriores, planilhas , plano de comunicação .
Para que a empresa possa promover o seu produto até a população de interesse é necessário explorar ferramentas e recursos de promoção. Atualmente, tem-se realizado: distribuição de amostras grátis, cupons de fidelidade, descontos pós-aquisição de produtos estimulando compras posteriores, pacotes promocionais, prêmio de acumulação, concursos e jogos, experimentações gratuitas, descontos.
Ao elaborar um Plano de Marketing, o planejamento das informações deve ser bem redigido, definido e delineado. Nada pode ficar vago e quanto mais previsões para a inserção do produto do mercado, melhor a garantia de retorno e reavaliação para um próximo desenvolvimento de projetos.
Outros elementos de previsão são importantes como informações adicionais no Plano de Marketing.
Ao delinear a área geográfica de atuação , a empresa lançará mão de informações a respeito do perfil do consumidor e de quem poderá adquirir o produto.
A definição clara do ramo de atividade da empresa , para que possa haver coerência para o consumidor entre o produto e o ramo de atuação, pode promover distribuição de vários segmentos da empresa, atingindo diversos clientes.
Realizando a previsão do número de clientes em uma determinada área geográfica, a empresa especificará também o número de pessoas físicas e jurídicas que poderão adquirir o produto.
Realizando a base cálculo da precificação é possível estimar a proporção quantitativa dos produtos que serão fornecidos aos representantes físicos e jurídicos e a sua devida utilização por comprador da área.
Fazendo planilhas da taxa de crescimento e da aceitação do produto em cada região é possível verificar o índice de aquisição por cliente e por área de atuação da empresa.
Estudando o número de concorrentes e seus segmentos de atuação no mercado pode-se alcançar novas estratégias de aceitação do produto e, ainda, realizar pesquisas junto aos clientes.
Traçando a participação no mercado a empresa calcula em quanto se há de porcentagem em suas vendas, aderindo informações sobre a época em que os seus produtos são mais vendidos, qual é o perfil do cliente que os compra, dentre outras estatísticas.
Quanto mais informações o plano de Marketing conter, melhor para a evolução da Gestão de Conhecimento empresarial e para a reformulação de novas propostas para cada produto lançado no mercado.
Se a empresar realizar um bom plano de Comunicação como apêndice ou mesmo item do Plano de Marketing, após outras definições, poderá garantir plena aceitação de mercado.

Algumas dicas de informações a serem adicionadas no Plano de Marketing:
- Analisar sempre os produtos concorrentes;
- Realizar constantes pesquisas de mercado;
- Desenvolver produtos para diversos segmentos;
- Ampliar o catálogo de apresentação ( Portfólio );
- Lançar boletins eletrônicos e Newsletters empresariais;
- Participar de campanhas de responsabilidade social.


Ref. bibliográfica: BIAGIO, Luis Arnaldo & BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócio: estratégias para Micro e Pequenas Empresas . Barueri, SP: Manole, 2005.

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