quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Inovação quando se menos espera



O desafio empresarial é criar produtos inovadores e com fórmulas econômicas, ao mesmo tempo. Essa foi a receita que algumas empresas seguiram e resultou em produtos consagrados : Red Bull, Wii e Viagra. A criação do Red Bull foi quando um executivo estava exaustado durante suas viagens e foi recomendado a tomar um tônico cafeinado, que era popular entre trabalhadores da construção civil. O executivo ficou entuasiasmado com o produto e o sabor. Quando chegou em seu país, adaptou o produto, reduzindo o açucar e gaseificou-a. Na fase de introdução, não foi aprovado pelo público. Depois de investimento em mídia, o produto alcançou altos índices de venda. Isso é uma lição. A mente criativa não deve se limitar a criar somente em um setor de desenvolvimento/criação - mas analisar o todo e estar atento - "boas idéias não batem a sua porta". Pontos a serem lembrados: Não subestime idéias - elas surgem de forma inesperadas e podem ser importadas e adaptadas, de acordo com a cultura local; Identifique pontos falhos em empresas com nicho de mercado e aborde como potencial lucrativo. Isso foi feito pela empresa Nintendo, que se aproveitou de um nicho de mercado, criando um novo segmento dentro da própria empresa e uma nova sensação de mercado com o produto Wii. Idéias fracassadas ou os chamados "produtos abacaxi" também podem ser boas oportunidades.O que mais vale é 95 idéias ridículas e 5 geniais do que 100 simplesmente boas.


Por: Regina Ornellas

0 comentários:

Postar um comentário