quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A pesquisa de mercado e seus métodos


Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de Pesquisa de Mercado consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração.

Existem três tipos de métodos de pesquisa:
1. exploratório;
2. descritivo;
3. experimental.

Exploratório: É o método que procura levantar hipóteses sobre ideias e percepções. Não se preocupa com amostragem. É o caso do uso de telefones 0800 de serviços de atendimento ao consumidor. As empresas não estão preocupadas se as opiniões são representativas da média dos consumidores, mas em ouvir as reclamações. Algumas reclamações merecem uma investigação mais completa, pois o problema levantado pode estar afetando um número grande de consumidores.

Descritivo: Busca a frequência com que algo acontece e as relações entre fatos. Uma pesquisa pode descobrir qual o destino de férias mais comum entre os paulistas de classe média. Pode ainda investigar quais os meios mais infl uentes para que eles escolhessem aquele destino e orientar as agências de viagem a investir nessa direção. Uma rede de supermercados descobriu que um número crescente de pessoas procurava em suas lojas produtos da culinária japonesa. Decidiu abrir um espaço somente para comida de origem japonesa e aumentou o fl uxo de clientes.

Experimental: Trabalha com uma ou mais variáveis, enquanto outras são mantidas constantes. Um fabricante de bebida láctea, por exemplo, decidiu testar se a mudança de local de exposição do produto num hipermercado aumentaria a venda. Como produzia duas marcas similares, ele colocou uma em um local novo e manteve a outra no antigo. Registrou a venda das duas durante uma semana, em seguida trocou as marcas de local e acompanhou as vendas por mais uma semana. De fato, quando colocadas no novo lugar, as marcas apresentavam uma venda maior.

Outros tipos de experimentação são degustação, test-drive, de carros etc.

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