sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Antes de tudo, em resumo !


Segundo Westwood (1989) Plano de Marketing é um planejamento do marketing mix (composto mercadológico) de uma organização. É seu papel orientar o processo decisório de marketing. Esse plano é como um mapa – mostra à empresa para onde ela está indo e como vai chegar lá.

Deve identificar as oportunidades de negócios mais promissoras para a empresa e esboçar como penetrar em mercados identificados, como conquistá-los e manter posições. É um instrumento de comunicação que combina todos os elementos do composto mercadológico em um plano de ação coordenado. No plano, são estabelecidos os objetivos da empresa e, depois, a escolha das estratégias mais viáveis para atingir os objetivos. O

Plano de Marketing disciplina o planejador, levando-o a colocar idéias, fatos e conclusões de maneira lógica.

Existem varias razões para elaborar-se um plano de marketing, entre elas:

• Disciplinar o processo de planejamento;
• Dar sentido estratégico a uma organização ou unidade de negocio;
• Fornecer um plano de ação para as atividades de marketing;
• Fazer um registro das decisões relacionadas ao marketing;
• Solicitar verbas/orçamento, recursos internos;
• Orientar o diálogo com a gerência sênior;
• Comunicar as prioridades do marketing a outras áreas da organização;
• Obter envolvimento de outras áreas da organização.

O plano de marketing é um documento formal que descreve, com maior ou menor grau de detalhamento, as ações que uma organização deve empreender para cumprir seus objetivos de marketing, os prazos e os recursos necessários para tanto, bem como define onde está e aonde deseja chegar, e quem será responsável pela execução das estratégias adotadas.

O Plano de Marketing é de suma importância para que se possa aplicar as técnicas de Marketing à empresa para aumentar as chances de sucesso. Planejar como serão as trocas da empresa com o mercado, tendo como pano de fundo a satisfação do cliente.

Existe uma variedade de formatos para esse plano, de acordo com o propósito da empresa. Mas, no geral, ele apresenta os pontos a seguir:

• Análise de mercado
O setor
A clientela
A concorrência
Ameaças e Oportunidades

• Estratégia de marketing
O produto
Preço
Distribuição
Promoção e propaganda
Serviços ao cliente (venda e pós-venda)
Relacionamento com os clientes

0 comentários:

Postar um comentário