sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Administrando produtos maduros

AProdutos maduros

Quando falamos do ciclo de vida de um produto, já temos em mente os cinco estágios : introdução, crescimento, maturidade, saturação e declínio. Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre um deles, importantíssimo pois é a fase mais desejada e preocupante do produto:
maturidade.

A fase de maturidade do ciclo de vida do produto requer que a empresa se resguarde com alguma vantagem competitiva sobre a concorrência, por menor que seja, mas o diferencial pode
estar no detalhe.
Muitas empresas administram muito bem seus produtos maduros adotando custos menores para a sua comercialização e/ou produção ou mesmo utilizando meios de promoção mais

eficazes.
A qualidade e as habilidades dos administradores de marketing em perceber as melhores oportunidades durante essa fase de maturidade se tornam essenciais, pois é quando, geralmente, os lucros são reduzidos na busca das empresas pelo diferencial sobre os novos produtos que surgem com características semelhantes, mas com uma tecnologia mais avançada.

Os riscos da falta de atenção por parte da empresa durante essa fase são muito altos, o que pode provocar medidas extremas dos profi ssionais de marketing em relação às promoções, como propaganda enganosa, somente para o alcance de metas de vendas.
Como os ciclos de vidas dos produtos estão em constante movimento, a empresa não deve fi car observando a passagem dos produtos por todos os estágios esperando o declínio de sua demanda. Muitas ações podem ser adotadas para prolongar o ciclo de vida de um produto, como a melhoria de algum item ou a inclusão de um novo ao produto, a aplicação de uma nova “roupagem” ao produto, a inserção do produto em um novo mercado, o lançamento de uma nova versão para o mesmo mercado, entre outros.

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