Muitos produtos ou serviços sofrem com a sazonalidade, um dos principais motivos que levam a queda da procura é sua aplicação, para o consumidor a empresa entrega o produto ou presta o serviço e ponto final, mas o mercado exige muito mais do que isso, então as organizações devem preparar-se para vender muito além do que o habitual.As vendas de produtos e serviços, na maioria das empresas, é pontual, somente quando o cliente necessita é dada a devida atenção àquele que sustenta o mercado.Algumas organizações ainda focam a produção ou seu produto, sofrem com a perda de vendas em determinadas épocas do ano por não entenderem realmente o que vendem, desconhecem o que o consumidor compra e não efetuam Pesquisas de mercado.Há produtos ou serviços que realmente são muito mais vendidos em um período do ano, como:
Chocolates: o maior índice de compras de chocolates se dá durante o período da Páscoa, a população em geral busca este produto somente neste época do ano, então muitas empresas que trabalham nesse Segmento acabam por aumentar sua receita em um curto espaço de tempo, pois o seu foco é apenas a produção;
Cerveja: a época mais natural de consumo de cerveja é o verão, no Brasil ainda há o conceito de que determinados produtos tem uma época para consumo, assim como o chocolate as empresas que produzem cerveja vêem suas receitas aumentarem neste período, o que também pode revelar que seu foco ainda está na produção, perdendo muito mercado por utilizar uma estratégia muito pontual;
Sorvete: o maior consumo se dá durante o verão, onde o calor gera demanda pelo produto e com isso a oferta aumenta vertiginosamente, na Europa o consumo de sorvete é distribuído ao longo do ano, os diferenciais de oferta do produto facilitaram o consumo em qualquer dia do ano, independente da estação;
Academias: muito procuradas pouco antes do verão, os serviços ganham uma demanda muito maior, especialmente quando a população tende a ir às praias e necessita um corpo perfeito para exibir;
Roupas destinadas a uma estação do ano: logicamente não há como utilizar roupas de inverno durante o verão, a não ser que o clima varie constantemente ou haja o surgimento de algum fenômeno meteorológico que faça necessário o uso de tais roupas.
O mercado é sazonal quando o foco das organizações ainda é o produto, a aceitação do público é boa quando um produto é ofertado de outra maneira.Trabalhar com diferenciais é um dos segredos para eliminar esta barreira, como também existe a maneira correta para se trabalhar com a cultura da população, então o profissional de Marketing deve sempre estar atento ao mercado, compreender a Pesquisa realizada e buscar a melhor forma de evitar que sua empresa seja apenas mais uma no mercado.
Chocolates: o maior índice de compras de chocolates se dá durante o período da Páscoa, a população em geral busca este produto somente neste época do ano, então muitas empresas que trabalham nesse Segmento acabam por aumentar sua receita em um curto espaço de tempo, pois o seu foco é apenas a produção;
Cerveja: a época mais natural de consumo de cerveja é o verão, no Brasil ainda há o conceito de que determinados produtos tem uma época para consumo, assim como o chocolate as empresas que produzem cerveja vêem suas receitas aumentarem neste período, o que também pode revelar que seu foco ainda está na produção, perdendo muito mercado por utilizar uma estratégia muito pontual;
Sorvete: o maior consumo se dá durante o verão, onde o calor gera demanda pelo produto e com isso a oferta aumenta vertiginosamente, na Europa o consumo de sorvete é distribuído ao longo do ano, os diferenciais de oferta do produto facilitaram o consumo em qualquer dia do ano, independente da estação;
Academias: muito procuradas pouco antes do verão, os serviços ganham uma demanda muito maior, especialmente quando a população tende a ir às praias e necessita um corpo perfeito para exibir;
Roupas destinadas a uma estação do ano: logicamente não há como utilizar roupas de inverno durante o verão, a não ser que o clima varie constantemente ou haja o surgimento de algum fenômeno meteorológico que faça necessário o uso de tais roupas.
O mercado é sazonal quando o foco das organizações ainda é o produto, a aceitação do público é boa quando um produto é ofertado de outra maneira.Trabalhar com diferenciais é um dos segredos para eliminar esta barreira, como também existe a maneira correta para se trabalhar com a cultura da população, então o profissional de Marketing deve sempre estar atento ao mercado, compreender a Pesquisa realizada e buscar a melhor forma de evitar que sua empresa seja apenas mais uma no mercado.
artigo extraído de portaldomarketing.com.br



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis tempor dui id erat. Donec commodo, nunc ac bibendum porta |
0 comentários:
Postar um comentário