quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Como avaliar o seu fornecedor?

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Todos os dias, nos deparamos com novos problemas, seja a inflação, a alta do dólar, as greves nas indústrias, falta de clientes, baixas vendas, elevação da taxa de juros, etc. Chega!! É tanto problema que fica quase impossível gerenciar uma pequena empresa, quem dirá uma empresa maior... Mas como crescer e sobreviver a esse caos?

Muitas empresas descobriram o quanto pesa ou representa suas compras em seu custo total, e que a habilidade de realizar melhorias na base de fornecimento está entre as maiores oportunidades para aumentar sua lucratividade e sua competitividade. Para tanto, conhecer e relacionar-se com seu fornecedor é imprescindível. Uma forma de conhecer seu fornecedor é através de sua avaliação, que pode ser feita de várias formas.

De modo geral, deve se eleger itens para a mensuração do desempenho, tais como:
- qualidade do produto recebido: lotes aprovados, em relação ao total de lotes recebidos;
- prazo de entrega ou pontualidade: lotes recebidos na hora certa, sobre o total de lotes recebidos;
- quantidade: lotes recebidos na quantidade certa, sobre o total de lotes recebidos;
- preço: competitividade, em relação aos preços praticados no mercado;
- custo: montante de redução de custo apresentado, sobre o custo total envolvido;
- serviço ou flexibilidade: agilidade e adaptação às necessidades do mercado;
- burocracia: facilidade de comunicação, e rapidez na solução de problemas.

Antes do processo de avaliação, estabeleça um quadro com os limites de aceitação de um fornecedor, como por exemplo:
- de 0,0 a 7,0 - reprovado;
- de 7,1 a 8,0 - segunda chance;
- de 8,1 a 10 - aprovado.

Em seguida, aplicam-se pesos para cada item escolhido. Eles vão variar de acordo com a importância do item, e o resultado é uma média ponderada. A graduação deste resultado, ao final de um período, vai, então, mostrar se o fornecedor continuará ou não com seu fornecimento. Apenas como ilustração, suponha que fora escolhido os seguintes itens e seus pesos:

- qualidade do produto recebido: peso 3;
- prazo de entrega ou pontualidade: peso 3;
- quantidade: peso 2;
- preço: peso 2;
- resultando num total de: peso 10.

Ao final de um ano, o desempenho do fornecedor ABC foi o seguinte:

- qualidade: 98% de lotes aprovados x peso 3 = "2,94";
- prazo de entrega: 95% de lotes na hora certa x peso 3 = "2,85" ;
- quantidade: 100% de lotes na quantidade certa x peso 2 = "2,00" ;
- preço: 95% das vezes competitivo x peso 2 = "1,90" ;
- resultando num total de: 9,69.

Portanto, em relação ao quadro limite de aceitação, o fornecedor ABC continuaria com o fornecimento.



por Julio Alencar : Consultor do Sebrae-SP

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