quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Atenção, planejamento, ação !


Planejamento estratégico para pequenas e médias empresas.

Planejamento estratégico é um trabalho da alta administração que inclui não apenas o planejamento das atividades do marketing, mas também produção, pesquisa e desenvolvimento e outras áreas funcionais. Os planos do departamento de marketing não são os planos de toda a empresa, por outro lado, os planos da empresa devem ser orientados para marketing. Os planos do gerente de marketing podem dar o tom e a direção para toda a empresa. Assim temos planejamento estratégico e planejamento estratégico de marketing com o mesmo significado.

O planejamento de marketing compreende:

· Fixação de objetivos
· Avaliação de oportunidades
· Planejamento de estratégias de marketing
· Desenvolvimento dos planos de marketing
· Desenvolvimento do programa de marketing

O Plano de Marketing, portanto, integra o planejamento estratégico de marketing, que por sua vez, ao ser formulado, deve considerar não apenas as variáveis controláveis da empresa (variáveis do ambiente interno da organização ou micro ambiente de marketing), mas também as variáveis externas (incontroláveis) que dizem respeito aos ambientes competitivo, econômico, tecnológico, político e legal, sócio-cultural, além, e com os recursos e objetivos da empresa.

Malau
Ventura&ART Soluções criativas
artigo venturaemarketing.blogspot.com
www.venturaeart.com.br
Criação e desenvolvimento de websites, logomarcas e mídia impressa.

0 comentários:

Postar um comentário