sábado, 5 de setembro de 2009

Fidelização...seu cliente também quer !


A forma mais direta de vender mais é fazer com que os clientes não apenas comprem e/ou usufruam esporadicamente de seus produtos/serviços, mas que a compra se torne constante, um hábito. Essa situação, ideal para qualquer empresa, torna-se realidade quando se busca estreitar o relacionamento entre o empreendedor e a base de clientes. Vale lembrar que o custo de conquista de um novo cliente é várias vezes superior ao de manutenção de um cliente já existente.
Esse processo é geralmente chamado de "fidelização", que significa fazer com que os clientes atuais se tornem fiéis à empresa. A principal causa de "infidelidade" cliente-empresa é o fato de haver divergência ou frustração entre o esperado pelo cliente e o efetivamente recebido em produtos e serviços.
Para identificar o que o cliente efetivamente espera, é preciso, antes de tudo, saber quem são os clientes. Conseguem-se dados sobre necessidades e preferências, hábitos de consumo, exigências particulares etc realizando-se, por exemplo, um sorteio ou promoção em que o cliente preenche uma ficha com seus dados e informações complementares, em troca da possibilidade de concorrer ao sorteio. Essas informações deverão definir perfis sócio-econômicos (com idade, sexo, renda, etc...). A partir daí, com criatividade, é possível surpreender o cliente constantemente, ajustando sua expectativa aos seus produtos e serviços.
Muitas vezes, o fator surpresa pode ajudar na fidelização dos clientes. Alguns exemplos:
- Criando promoções como "no seu décimo pedido de pizza por telefone, a pizzaria oferece uma pizza extra de brinde".
- Mandar informações sobre algum produto novo ou lançamento, de acordo com o histórico de compras do cliente.
Esses diferenciais pesam na hora de o cliente optar por uma ou outra empresa e, sobretudo, ajudam a "enraizar" o relacionamento entre cliente e empresa.
Isso é "fidelização".

Malau
artigo venturaemarketing.blogspot.com
Ventura & ART Soluções criativas
Criaçaõ e desenvolvimento de websites, logomarcas, comunicação digital.

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