quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Afinal, o que é Marketing ?

Marketing é "o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais".

Esta é a definição da AMA - American Marketing Association.Neste tipo de definição, mais operacional, o marketing é visto como um apanhado de conceitos de outras áreas. Mas alheio a isto, os estudiosos de marketing continuam avançando seus estudos com o intuito de dar sustentação ás necessidades do mercado e aos decorrentes lançamentos, subdividindo-se em vários grupos de estudo, a saber:marketing pessoal; marketing político, marketing interno ou "endomarketing",marketing de serviços, marketing de massa, marketing das nações, marketing social, marketing de relacionamento; marketing de experiências e marketing organizacional.E, com certeza, podemos ser interrompidos por alguém que cite, apropriadamente, outro "tipo" de marketing.Para mim, restam somente duas frases, uma definição e um objetivo, simples e diretas:Marketing é o estudo das trocas que se realizam no mercado. O objetivo do marketing é obter e manter clientes.


Malau

http://www.venturaeart.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário