quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Marketing de mecanismos de busca

Busca orgânica do Google

Quando uma pessoa procura um serviço, assunto ou produto na Internet, ela utiliza os Buscadores, principalmente o líder mundial: o Buscador Google. As pesquisas nos buscadores podem ser específicas, como a procura por uma empresa ou marca conhecida do usuário, ou podem ser pesquisas genéricas, como a procura por um produto ou serviço sem marca determinada. O Mecanismo de Busca Google é responsável por mostrar as páginas da web, as quais considerara mais relevantes, como resposta às pesquisas dos usuários.
Quando esta pesquisa no Google ( Google Search ) não mostra , como resultado, Páginas de Patrocinadores ( anunciantes ), mas sim, Páginas de marcas que não pagam pelo espaço, estas são o resultado da Busca Orgânica do Google. Toda marca, que for apontada, nos primeiros resultados da Busca Orgânica do Google tem um bom trabalho de Marketing Digital.
Em Marketing Digital, o segmento Marketing de Mecanismos de Busca é o responsável por melhorar a classificação, na Busca Orgânica do Google, de um site ou blog, considerando a busca genérica por classes de produtos , serviços ou assuntos. Estar classificado nas primeiras páginas dos resultados de Busca Orgânica do Google, é uma excelente vantagem competitiva, pois a maioria dos usuários de Internet costuma acessar apenas os primeiros resultados da busca e nestas páginas decidem as suas compras ou efetuam pedididos on-line.

O Marketing de Mecanismos de Busca tem a função de fazer um site ou o blog, de uma marca, ser relevante para aparecer nas buscas do Google Search. E ser relevante, no caso do Marketing Digital , significa estar dentro dos padrões determinados pelo Líder Mundial Google, principalmente seguindo os conceitos básicos do Google, os quais direcionam todas as próximas ações. O início da ação de Marketing de Mecanismos de Busca tem a sua base nestas 3 regras básicas do Google mundial:

1. Não utilizar Sotwares com o Objetivo de Criar Busca Artificial para um SITE: o Google não aceita esta prática. O Google detecta ações automatizadas e pune o site, excluindo a página da classificação do buscador Google, em definitivo;

2. Tags Internas com Palavras-chave Diferentes do Produto ou Serviço: a práticade atrair público, para um site, com divulgação de palavras-chave, não relacionadas ao site, recebe também a punição máxima do Google. Exemplo: se um site de Pizzaria divulga palavras-chave não relacionadas ao seu produto, como, por exemplo, Borracharia, a exclusão da Pizaria da Busca Orgânica do Google é certa;

3. Investir no Desenvolvimento de Conteúdo Escrito para o Site ou Blog: o sistema do Google, para rastreamento das páginas na internet e as suas classificações, prioriza a avaliação do conteúdo oferecido em uma página. O Google classifica as páginas da web avaliando o conteúdo escrito e a relevância deste conteúdo para o assunto proposto pelo site. O Google ainda avalia as palavras-chave encontradas e a uniformidade da página.

A prática do Marketing de Mecanismos de Busca, quando segue as orientações básicas do Google, consegue elevar uma marca para as melhores classificações no Mecanismo de Busca Orgânica Google e gerar muitas vendas adicionais.


Publicado em 30-06-2009 por artigonal.com

0 comentários:

Postar um comentário