segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Segmentação de Marketing, cada um no seu lugar !

Segmentar o mercado ?

Segmentar o mercado é o resultado da divisão deste em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa um conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.
Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing, isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.
No entanto, o resultado do processo de segmentação precisa ser um grupo rentável de clientes, ou seja, estes devem apresentar relevância com relação ao seu tamanho e poder aquisitivo paraque possam adquirir seu produto ou lhe remunerar pelos serviços prestados.

Passos para a segmentação de mercado, seleção do alvo e posicionamento:

A segmentação efetiva

Para que o processo de segmentação de um mercado seja justificável, o segmento identificado deve ter algumas características, a saber:
Ser diferenciável: o segmento deve ter uma reação diferente (considerando os outros segmentos ou a totalidade do mercado) às ações de marketing de uma empresa. Deve-se olhar para uma publicidade de forma diferente, para que, assim, se possadirecionar a fala especificamente para o segmento.
Ser mensurável: o segmento deve ter o seu tamanho ou potencial identificado, ou seja, deve-se ter uma noção de quantas pessoas estão nesse segmento para que não ocorra um esforço inadequado ao tamanho do segmento. Por exemplo: épossível mensurar a quantidade de mulheres de Belo Horizonte.
Ser acessível: a empresa deve ter condições de oferecer o que este segmento realmente busca. Por exemplo: se uma empresa identifica que um segmento deseja produtos mais baratos, deve ter condições de oferecê-los a este mercado.
Ser substancial: o segmento deve ter um tamanho quejustifique os investimentos da empresa para atendê-lo. Por exemplo: se uma empresa identificou que um segmento deseja produtos mais baratos, mas para oferecer isso ao mercado precisa modernizar a sua manufatura, precisa verificar se este investimento será compensado pelos ganhos que terá com este segmento.
Ser acionável: a empresa deve convencer que a sua propostade valor para o segmento seja aceita (comprada) por ele. Por exemplo: uma empresa reconhece que um segmento deseja um produto com desempenho superior, mas se ela não conseguir fazer com que este segmento reconheça o seu produto comode desempenho superior, não terá sucesso no seu esforço paraatender o segmento.

Em resumo: O ato de segmentar também pode ser definido como dividir. Esta “divisão” nada mais é do que a classificação de potenciais compradores por suas características, costumes, idade, sexo, etc.
a
Ricardo Ventura
Ventura & ART Soluções criativas


arquivo venturaemarketing.blogspot.com

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