quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Treinamento: a base para uma ação de sucesso

A

Para ser eficiente, uma ação promocional precisa muito mais que criatividade. De nada adianta investir em um conceito fantástico se a execução não for bem planejada e eficiente. E, para garantir uma execução exemplar, a palavra de ordem é “treinamento”.
A melhor inovação, o produto mais moderno, o serviço mais perfeito não são autovendáveis. Mesmo para produtos únicos e inéditos no mercado, a presença de um recurso humano treinado e capacitado é essencial para garantir oportunidades de negócio. Em uma ação de trade marketing, por exemplo, a apresentação do promotor, a abordagem, o domínio dos diferenciais e qualidades do produto são a base para a conquista do consumidor.
O profissional à frente de uma ação promocional deve ter o controle pleno do discurso e estar em total consonância com a idéia “empresa/marca”. É esta relação que pode transformar a experiência com o consumidor a mais agradável e próspera possível.
Os treinamentos direcionados para a formação de promotores devem incluir, basicamente, duas etapas: treinamento de postura e técnico. O primeiro tem como foco, principalmente, garantir a qualidade da abordagem ao consumidor. A forma como se apresentar e convidar o consumidor a participar da ação são fatores que podem atrair ou afastar o cliente.
Já a parte técnica precisa conter todas as informações necessárias sobre o produto a ser trabalhado. O promotor deve, e precisa, estar informado sobre os diferenciais com relação aos concorrentes, às qualidades e ao preço. Cabe também ao promotor garantir a melhor exposição do produto e a reposição em gôndola. De nada adianta uma excelente estratégia e uma ótima abordagem se, na hora da compra, o produto não está exposto ou apresentar falhas na gôndola. Cabe ao promotor cuidar para que não haja embalagens amassadas, rasgadas ou com algum tipo de avaria que possa desestimular a venda.
E, para atender a todos estes requisitos, o promotor precisa ser muito bem treinado. O treinamento deve estar no topo da lista dos investimentos em ações promocionais. É a boa abordagem que garante um maior volume de vendas. Assim, em trade marketing ou ações promocionais em eventos, a equipe de promotores é um dos principais pontos que requer cuidado e atenção redobrada dos anunciantes.
Além disso, é preciso estar ciente que treinar pessoas é capacitá-las não só para o trato com o cliente, mas, principalmente, para torná-las ferramentas de crescimento. Com segurança, conhecimento e postura, os promotores conquistam consumidores e buscam sempre o aumento das vendas. E o treinamento é o responsável por oferecer todas estas ferramentas à equipe de promotores e supervisores, seja em PDV, eventos ou ações de guerrilha!
A
Artigo extraído de mundodomarketing.com.br
Por: Dirce Domingues, fundadora e presidente da Promoaction

0 comentários:

Postar um comentário