sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que faz uma empresa prosperar por décadas ?



Vou falar de algumas dicas que o Marc Brownstein deu em um artigo recente na Advertising Age. A agência que ele preside, a The Brownstein Group, fundada pelo seu pai em 1964, foi assumida por ele após passagens por grandes agências norte-americanas. Ele conta que, nesses 45 anos, foram muitos altos e baixos – profissionais deixando a agência, perda de grandes clientes, problemas de fluxo de caixa, perda de foco estratégico, entre outros. No entanto, estiveram sempre fortes e preparados para lidar com tais situações.
Os pontos apontados no texto são justamente as questões fundamentais que, segundo ele, tem feito a agência prosperar por décadas:

• Tenha valores bem definidos: Desde o dia em que seu pai abriu a agência, conta ele, dois valores básicos tem sido predominantes: criatividade e integridade. Parece óbvio, mas muitas empresas tem isso apenas no discurso. Segundo Brownstein, a agência sempre foi guiada pelas suas raízes criativas e sempre prezou pela verdade, tanto na sua fala quanto nas suas ações. Além disso, eles só contratam pessoas que compartilham dos mesmos valores.

• Tenha respeito pelas pessoas que trabalham com você: Brownstein conta que possuem uma maravilhosa equipe de pessoas inteligentes e talentosas, que trabalham incansavelmente para a agência e para seus clientes, e isso merece muito respeito. Se a agência demonstra isso, diz ele, a resposta da equipe é sempre a melhor possível.

• Tenha um DNA competitivo: A The Brownstein Group nunca se dá por satisfeita, conta. Pelo menos até ajudar seus clientes a superar os resultados esperados, até fechar o ano com sucesso financeiro e até conquistar toneladas de prêmios.

• Retribua: A crença da agência, segundo Brownstein é de que é seu dever retribuir às organizações que ajudam a comunidade. Tanto seu pai como ele próprio sempre ajudaram as instituições sem fins lucrativos que os procuravam. Essa sensação de ajudar, afirma, ajuda a gerar um impacto positivo na região em que você atua e enche sua equipe de orgulho.

• Crie uma cultura forte: As pessoas costumam dizer que sentem a cultura da agência assim que saem do elevador, comenta Brownstein. Conforme ele mencionou antes, a agência vive seus valores e, com isso, chegou a um ambiente diferenciado, baseado na valorização das ideias e das pessoas. Essa cultura também é capaz de evidenciar más contratações, já que pessoas que não compartilham dessas premissas básicas logo aparece.

• Evolua: A The Brownstein Group começou como uma agência de varejo, fazendo, basicamente, TV, revista, jornal, radio e outdoor. Com o tempo, tem sido capaz de antecipar algumas tendências, adicionando novas disciplinas antes da concorrência. Segundo Brownstein, fazer a empresa evoluir antes proporciona um sucesso de longo prazo, já que os clientes ficarão muito mais tempo com você.A

___artigo extraído de chmkt.com.br______________________________________

1 comentários:

Valter Natalino disse...

Com certeza, as empresas não tão nem aí com os funcionários, esses cada vez mais desmotivados e abandonados pela cultura das empresas 100% capitalistas, interessadas em bonus e faturamento, mas sem perceber o motivo das quedas de qualidade, vendas e faturamento...pois geralmente quem está no controle, é um cego !

Postar um comentário