quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O ciclo de vida de um produto


Quando os administradores de uma empresa lançam um produto, esperam que sua vida útil seja longa e produtiva. Contudo, eles sabem o produto não venderá para sempre, ou seja, ele possui um “ciclo de vida”.
Na fase de desenvolvimento do produto, a empresa tem a idéia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado, portanto, suas vendas estão zeradas e os custos de investimentos são crescentes.

A partir daí inicia-se o ciclo de vida do produto, evidenciado através de cinco estágios:

Introdução: período em que o produto é lançado no mercado, onde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado;


Crescimento: período de aceitação rápida pelo mercado e de lucros crescentes;

Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência;
Saturação: quando o mercado já não consome o produto como anteriormente;

Declínio: é quando o produto não desperta mais o interesse do mercado as vendas e os lucros começam a cair;

O tempo que um produto permanece em cada uma das fases acima é muito variável, alguns ficam muito tempo em Desenvolvimento, outros tem um período de Maturidade muito grande e para outros, o Declínio é a fase mais demorada. Na prática pode ser difícil prever o tempo que durará cada fase ou identificar com certeza o período em que o produto mudou de “estágio”, bem como determinar os fatores que identificam essa mudança.


artigo extraído de administradores.com.br

0 comentários:

Postar um comentário